Leia mais:
Leia mais:
Infográfico de vacinação contra Covid-19 no Brasil
Covid-19: Entidades médicas recomendam o uso do teste rápido de antígeno
OMS desenvolveu uma definição de caso clínico para a condição clínica pós-Covid-19
Complicações neurológicas da Covid-19
Anvisa aprova estudo com células-tronco para tratamento da Covid-19

Atualizações sobre a vacinação de adolescentes contra a Covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Desde o dia 11 de junho de 2021 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a vacinação de maiores de 12 anos contra a covid-19 no Brasil com a Vacina Pfizer/BioNTech. Por conseguinte, a lei nº 14.190, de 29 de julho de 2021, incluiu artigos na lei nº 14.124 de 10 de março de 2021, que passou a considerar “adolescentes com deficiência permanente, com comorbidade ou privados de liberdade”, bem como “gestantes, as puérperas e as lactantes, com ou sem comorbidade, independentemente da idade dos lactentes” no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Leia também: Adolescentes meninos procuram três vezes menos atendimento médico que as meninas

Atualizações sobre a vacinação de adolescentes contra a Covid-19

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Restrição do MS

Por outro lado, em setembro aumentou-se a discussão sobre a temática, visto que o Ministério da Saúde (MS) emitiu no dia 15 de setembro a NOTA INFORMATIVA Nº 1/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS que restringia a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos, somente ao que possuem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade. Algumas justificativas importantes foram destacadas:

  1. Histórico de boa evolução e poucos sintomas, na maioria dos adolescentes, sem comorbidades, que se contaminam pela covid-10;
  2. Possível evento adverso de miocardite (16/1.000.000 casos de pessoas que recebem o esquema completo);
  3. Redução dos casos e dos óbitos nessa faixa etária;
  4. Óbito de 1 adolescente em São Paulo, que foi imunizado com a vacina Pfizer.

Questionamentos acerca da contraindicação

É importante salientar que muitos profissionais e instituições mostraram-se contrários às orientações da nota informativa. O questionamento foi baseado na autorização da Anvisa sobre vacinação de adolescentes com imunobiológico Pfizer, na inexistência de contraindicação pela Organização mundial de Saúde (OMS), baixo risco de efeitos adversos observados até o momento e por entender que a melhoria dos dados epidemiológicos não justificaria a interrupção da vacina.

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), como, exemplo, destacou que o MS autorizou a vacina em adolescentes sem comorbidades no capítulo 3.1 da Nota Técnica Nº 36/2021- SECOVID/GAB/SECOVID/MS e no capítulo 4.3.3.2 da 10ª edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 (PNO). Dessa forma, afirmou o benefício da vacinação para toda a população, mesmo quando comparada aos riscos. 

Saiba mais: Covid-19: sintomas de longa duração são raros em crianças e adolescentes

Diante dos questionamentos concluiu-se que não havia evidências científicas para justificar a interrupção da vacinação de adolescentes (com ou sem comorbidades). Ademais, o óbito do adolescente que recebeu a vacina Pfizer foi descartada como reação adversa a vacina pela Anvisa, MS, Secretária de Vigilância Sanitária (SVS), pois o adolescente possuía uma doença autoimune. Assim, o MS divulgou nova orientação, no dia 22 de setembro de 2021, que indica que todos os adolescentes sejam vacinados contra a Covid-19, considerando a ordem de prioridade, exclusivamente com a vacina Pfizer/BioNTech.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Rastelli M, Brito F. Ministério da Saúde recomenda vacinação de adolescentes seguindo ordem de prioridades. Gov.br. Ministério da Saúde. 2021. Acesso em: 27 de setembro de 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2021-1/setembro/ministerio-da-saude-recomenda-vacinacao-de-adolescentes-seguindo-ordem-de-prioridades-1
  • Sociedade Brasileira de Imunizações. Posicionamento sobre a suspensão da vacinação contra a covid-19 de adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades. São Paulo: BSIM. 16 de setembro de 2021.
  • Nota Técnica nº 40/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS: A inclusão de adolescentes (12 a 17 anos) com deficiência permanente, comorbidades e os privados de liberdade, bem como as gestantes, as puérperas e as lactantes, com ou sem comorbidade para vacinação contra a Covid-19. Publicada em 15/09/2021;
  • Nota Informativa nº 1/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS. Vacinação em adolescentes. Brasília. 15 de setembro de 2021.
  • Ministério da Saúde (BR). PLANO NACIONAL DE OPERACIONALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19. 10 ed. Brasília. 14 de agosto de 2021.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar