Aumento da variabilidade da PA está associado a um maior risco de demência

Emi Oishi, M.D., da Kyushu University Fukuoka-Japão, e colaboradores acompanharam 1.674 idosos (idade ≥ 60 anos) sem demência por cinco anos (2007 a 2012).

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A pressão arterial é uma variável biológica que não é constante no decorrer do tempo. Pode variar durante o dia de acordo com as atividades cotidianas e também em função de mecanismos neuro-hormonais independentes, podendo aumentar durante a prática da atividade física e apresentar redução considerável após o esforço, eleva-se em condições de desconforto físico ou emocional e tende à redução após as refeições e durante o sono.

Vários estudos observacionais relataram que uma maior variabilidade da pressão arterial é um fator de risco para deficiência cognitiva e demência. No entanto, nenhum estudo investigou a associação da variabilidade da pressão arterial diária avaliada pela monitorização da pressão arterial domiciliar com o desenvolvimento da demência.

De acordo com um estudo observacional prospectivo publicado na edição de agosto da Circulation, o aumento da variabilidade da pressão arterial está associado a um maior risco de demência por todas as causas, demência vascular e doença de Alzheimer em idosos.

Emi Oishi, M.D., da Kyushu University Fukuoka-Japão, e colaboradores acompanharam 1.674 idosos (idade ≥ 60 anos) sem demência por cinco anos (2007 a 2012). A pressão arterial no domicílio foi aferida três vezes todas as manhãs por uma mediana de 28 dias.

Veja também: ‘Os valores recomendados para controle da pressão arterial estão adequados?’

Durante o acompanhamento, 194 indivíduos (72 homens e 122 mulheres) desenvolveram demência por todas as causas. Destes, 47 tinham demência vascular e 134 doença de Alzheimer.

As incidências ajustadas por idade e sexo de demência por todas as causas, demência vascular e doença de Alzheimer aumentaram significativamente com o aumento dos níveis de coeficientes de variação da pressão sistólica diária domiciliar (p<0,05 para todas as análises). Essas associações permaneceram inalteradas após ajuste para potenciais fatores de confundimento.

As incidências de demência por todas as causas, demência vascular e doença de Alzheimer foram significativamente maiores entre os indivíduos no quarto quartil dos níveis de coeficientes de variação da pressão sistólica diária domiciliar em comparação com o primeiro quartil (hazard ratio [HR]: 2,27, intervalo de confiança [IC] de 95%: 1,45 a 3,55, p<0,001 para demência por todas as causas; HR: 2,79, IC 95%: 1,04 a 7,51, p=0,03 para demência vascular; HR: 2,22, IC 95%: 1,31 a 3,75, p<0,001 para doença de Alzheimer).

Associações semelhantes foram observadas para os níveis de coeficientes de variação da pressão arterial diastólica domiciliar.

Pode-se concluir que o aumento da variação da pressão arterial no dia-a-dia é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de demência por todas as causas, demência vascular e doença de Alzheimer na população japonesa idosa. Esses resultados aumentam a possibilidade de que a mensuração da variabilidade da pressão arterial no dia-a-dia seria útil para avaliar o risco futuro de demência e elucidar os processos patológicos relacionados à pressão arterial em cada subtipo de demência.

E mais: ‘Lítio na água pode proteger contra demência!’

Referências:

  • Oishi E, Ohara T, Sakata S, et al. Day-to-Day Blood Pressure Variability and Risk of Dementia in a General Japanese Elderly Population: The Hisayama Study. Circulation. 2017;136(6):516-525. doi:10.1161/CIRCULATIONAHA.116.025667.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades