Leia mais:
Leia mais:
Terapia de reposição hormonal diminui o risco de demência?
Eficácia das intervenções de sintomas depressivos em pacientes com demência
Qual é a relação entre idade, menopausa e demência?
Quais os efeitos dos “medicamentos Z” para pessoas com demência?
Pesquisas sobre demência conseguiram avançar em 2020?

Lítio na água pode proteger contra demência!

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Estudos preliminares sugerem que níveis subterapêuticos de lítio podem influenciar a cognição humana. Em novo artigo, publicado no JAMA Psychiatry, pesquisadores investigaram se a incidência de demência na população geral varia com exposição prolongada a micro-níveis de lítio na água potável.

Dados dos registros de pacientes dinamarqueses foram utilizados para relacionar 74 mil pessoas (idades entre 50-90 anos) com diagnóstico de demência e 730 mil controles sem demência. A exposição ao lítio na água potável foi estimada com base na residência do indivíduo de 1986 a 2013.

O desfecho primário estabelecido foi um diagnóstico de demência, e os secundários foram diagnósticos de doença de Alzheimer e demência vascular.

Veja também: ‘Lítio versus valproato na prevenção de suicídio’

A exposição ao lítio foi significativamente diferente entre os pacientes com diagnóstico de demência (mediana = 11,5 μg / L, intervalo interquartil = 6,5-14,9 μg / L) e seus respectivos controles (mediana = 12,2 μg / L, intervalo interquartil = 7,3-16,0 μg / L; P <0,001). Foi observada uma associação não linear.

Em comparação com os indivíduos expostos a 2 a 5 μg / L, a taxa de incidência (IRR) da demência foi menor nos indivíduos expostos a mais de 15 μg / L (IRR = 0,83; IC de 95%: 0,81-0,85; P <0,001 ) e 10,1 a 15 μg / L (IRR = 0,98; IC de 95%: 0,96-1,01; P = 0,17) e maior com 5,1 a 10 μg / L (IRR = 1,22; IC de 95%: 1,19-1,25; P < .001). Padrões similares foram encontrados com a doença de Alzheimer e demência vascular.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que o aumento a longo prazo da exposição ao lítio na água potável pode estar associado a uma menor incidência de demência de forma não linear. Um possível mecanismo é a inibição do lítio a um enzima que afeta a produção de amiloide A.

E mais: ‘Consumo de bebida ‘diet’ aumenta risco de AVC e demência?’

*Esse artigo foi revisado pelo médico Eduardo Moura.

Referências:

  • Kessing LV, Gerds TA, Knudsen NN, Jørgensen LF, Kristiansen SM, Voutchkova D, Ernstsen V, Schullehner J, Hansen B, Andersen PK, Ersbøll AK. Association of Lithium in Drinking Water With the Incidence of Dementia. JAMA Psychiatry. Published online August 23, 2017. doi:10.1001/jamapsychiatry.2017.2362
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar