Aumento das mamas após a administração da vacina contra Covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Uma postagem de uma jovem norueguesa chamou atenção no final de julho de 2021, principalmente, após outras mulheres relatarem que o mesmo ocorreu com elas. Após a administração da vacina Covid-19 do fabricante Pfizer essas mulheres apresentaram um aumento das mamas. O Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) já  havia orientado no início do mês de julho sobre realizar mamografia ou ultrassonografia de mamas um mês após a vacinação.

Junto com a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) a orientação foi reforçada, porém foi enfatizado que o exame não deve deixar de ser feito, pois em 2020 quase 50% das mulheres não realizaram mamografia, o que pode elevar a mortalidade devido câncer de mama após a pandemia. 

Saiba mais: SBM orienta quando realizar mamografia de rotina diante da vacinação contra a Covid-19

Aumento das mamas após a administração da vacina Covid-19

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Estudos sobre aumento das mamas pós-vacinação

Estudos mostraram que algumas mulheres apresentam linfadenopatia axilar após a vacinação contra Covid-19, principalmente com as vacinas fabricadas pela Pfizer, Moderna e Johnson (MEHTA, 2021). Este evento não é exclusivo da vacina Covid-19, podendo acontecer linfadenopatia axilar com outras vacinas, afinal o que desencadeia esse evento é a resposta imunológica provocada pela vacina (SEELY, 2021). O que aconteceu com a jovem norueguesa e as milhares de mulheres que também postaram em suas redes sociais sobre o aumento mamário após terem tomado a vacina, foi na verdade um aumento dos gânglios linfáticos axilares, projetando as mamas e fazendo com que parecesse que seu volume estava maior.

É importante deixar claro para a paciente que tal evento é passageiro e não é único da vacina contra Covid-19, afinal, pode ser algo que assuste a paciente, correlacionando tal aumento com efeito adverso grave, como o câncer de mama. A SBM já precisou emitir nota desmentindo notícias falsas que associavam a vacina Covid-19 ao aumento da ocorrência de neoplasia mamária. Mais estudos são necessários para sabermos sobre todos os efeitos causados pela vacinação contra Covid-19, enquanto não temos estudos, precisamos nos unir para trocar informação e assim, conseguir prestar uma boa assistência médica. No Fórum do Portal esse assunto está em debate, entre e deixe seu comentário

Autora:

Referência bibliográfica:

  • Nota técnica– Informações atualizadas sobre vacinação contra COVID-19 e Mamografia. Comissão Nacional de Mamografia – CBR, SBM e FEBRASGO. Julho, 2021. Disponível em: https://www.sbmastologia.com.br/noticias/nota-tecnica-informacoes-atualizadas-sobre-vacinacao-contra-covid-19-e-mamografia/
  • Mehta N, Sales RM, Babagbemi K, Levy AD, McGrath AL, Drotman M, Dodelzon K. Unilateral axillary Adenopathy in the setting of COVID-19 vaccine. Clin Imaging. 2021 Jul;75:12-15. doi: 10.1016/j.clinimag.2021.01.016. Epub 2021 Jan 19. PMID: 33486146; PMCID: PMC7817408.
  • Seely JM, Barry MH. The Canadian Society of Breast Imaging Recommendations for the Management of Axillary Adenopathy in Patients with Recent COVID-19 Vaccination – Update. Can Assoc Radiol J. 2021 Feb 23:846537121998949. doi: 10.1177/0846537121998949. Epub ahead of print. Erratum in: Can Assoc Radiol J. 2021 Jul 26;:8465371211029086. PMID: 33622040.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar