Leia mais:
Leia mais:
Uso de amoxicilina para o tratamento de infecções torácicas em crianças apresenta poucos efeitos
Qual antibiótico utilizar em procedimentos cólon-retal?
Uso de antibióticos na gestação: existe associação com o peso de nascimento da prole?
Otite média aguda: estudo traz esclarecimentos sobre tratamentos com antibióticos e cirúrgicos
O valor do teste de alergia para profilaxia antibiótica

Bactéria resistente a poderoso antibiótico é encontrada no Brasil

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

250-BANNER5O gene mcr-1, responsável por causar resistência a uma gama de antibióticos utilizados no tratamento de infecções bacterianas, foi identificado no Brasil pela primeira vez. O gene foi descoberto na China e já havia sido encontrado em países da África, Europa e Ásia.

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo identificaram o gene em cepas da bactéria Escherichia coli isoladas de animais de produção. Eles também encontram o primeiro caso de infecção em pessoas no país, por uma cepa da bactéria portadora do gene e resistente a Colistina (polimixina E).

A aparição do gene mcr-1 é preocupante, pois pode contribuir para o surgimento de bactérias totalmente resistentes aos antibióticos, afirmam os pesquisadores. No pior cenário, o Brasil corre o risco de regressar a era pré-antibiótica, quando doenças comuns, como infecção urinária, levavam ao óbito.

Veja também: Novo antibiótico pode decretar o fim das superbactérias resistentes

O gene mcr-1

Em 2015, pesquisadores chineses identificaram um novo gene, o mcr-1, resistente contra polimixina E e polimixina B. Eles também descobriram que o gene pode ser facilmente transferido de uma espécie de bactéria para outra, por meio de plasmídeos e fragmentos de DNA extracromossômicos.

De acordo com os pesquisadores, a principal suspeita do surgimento e propagação do gente é o uso exagerado de Colistina na agropecuária, como promotora de crescimento. Cepas bacterianas portadoras do mcr-1 foram encontradas em animais de produção e humanos, indicando que a disseminação começa no uso do antibiótico na alimentação dos animais, depois para os alimentos derivados e, por fim, para o ambiente.

500x120

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar