Bahia concentra maior número de internação de bebês por desnutrição

O Observa Infância divulgou dados para levar ao conhecimento da sociedade informações sobre a saúde de crianças de até cinco anos.

O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 2.754 internações de bebês menores de um ano por desnutrição em 2022, o que equivale a sete internações por dia, em todo o país. Esses são dados levantados pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), iniciativa de divulgação científica para levar ao conhecimento da sociedade dados e informações sobre a saúde de crianças de até cinco anos.  

Tanto o estado quanto a sua capital lideraram o ranking de maior número de hospitalizações, com 480 e 159, respectivamente. O coordenador do Observa Infância, Cristiano Boccolini, destacou a desigualdade entre as regiões e as cidades brasileiras. “Enquanto o Nordeste registrou 1.175 hospitalizações no ano passado, o Norte realizou 328 internações pelas mesmas causas no mesmo período. Olhando para as capitais, temos Salvador com 159 hospitalizações e Cuiabá com apenas uma”, frisou.  

O pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), explicou que os dados coletados no SIH ainda podem sofrer alterações, devido ao tempo necessário para finalizar os registros no sistema. “No cenário atual, embora o sistema registre uma pequena redução no número de internações de bebês menores de um ano por desnutrição no país de 2021 para 2022, de 2.946 para 2.754 hospitalizações, podemos considerar que a tendência se mantém – o que é preocupante”, alertou.  

Covid-19 em crianças é mais grave do que outras doenças respiratórias?

Confira os dados por região 

Os números a seguir se referem à quantidade de hospitalizações de bebês com menos de 1 ano de idade por desnutrição, em 2022. Eles foram divulgados pelo portal de informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

  • Brasil: 2.754 
  • Nordeste: 1.175 
  • Centro-Oeste: 777 
  • Sudeste: 617 
  • Sul: 376 
  • Norte: 328 

Leia também: Whitebook – Linfadenomegalia na pediatria

Internação de bebês por desnutrição atingiu maior nível em 13 anos 

No final do ano passado, o Observa Infância já tinha divulgado um levantamento preocupante sobre internação de bebês por desnutrição no Brasil, em parceria com a Faculdade de Medicina de Petrópolis do Centro Arthur de Sá Earp Neto (Unifase) e a Fiocruz.  

Em 2021, as internações de bebês menores de um ano chegaram ao maior nível em 13 anos. A pesquisa foi baseada em dados do SIH, que apontam 2.979 hospitalizações nessa faixa etária ao longo do ano passado, o que equivale ao número alarmante de oito internações por dia.  

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades