Berço seguro: o que podemos fazer para garantir a adesão às diretrizes?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda que os lactentes sejam colocados em posição supina para dormir para diminuir a incidência da síndrome de morte súbita infantil e outras mortes infantis relacionadas ao sono. No entanto, ainda existem muitas publicidades de berços que são contrárias às orientações médicas, influenciando negativamente os pais.

Um estudo americano, publicado na revista Pediatrics, avaliou anúncios de revistas com ambientes e produtos para o sono infantil de 1992, 2010 e 2015, comparando-os com a adesão às diretrizes da AAP.

Entre os 1.758 anúncios de berço revisados, apenas metade aderiu às últimas recomendações da Academia Americana. O uso de almofadas para-choques e camas soltas foram apontados como as razões mais comuns para essa não-aderência.

Veja também: ‘Overtreatment, Overdiagnosis e Overutilization em pediatria: cada vez mais comum’

O estudo mostrou um resultado positivo: a representação de berços infantis e produtos de sono em publicidade de revistas foi significativamente mais aderente ao longo do tempo. No entanto, 35% dos anúncios atuais ainda retratam ambientes inseguros.

Os pesquisadores concluem que, apesar das melhorias ao longo do tempo, uma parte significativa de anúncios ainda permanece com muitas deficiências. A publicidade continua a representar ambientes de sono inseguros para o lactente. Sendo assim, pediatras e outros profissionais de saúde devem continuar os esforços educacionais destinadas ao público, mas incluir varejistas, fabricantes e publicitários pode ser uma boa estratégia.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Dra. Ana Carolina Pomodoro, pediatra e colunista da PEBMED, fala mais sobre a questão:

“Um dos eventos que mais intriga e amedronta pais e médicos é a morte súbita na infância. Pensando nisso, temos diversos estudos que buscam compreender melhor o que ocorre a fim de podermos prevenir o mesmo de forma eficaz, mas as causas exatas ainda são bastante discutidas. Diversas entidades de Pediatria, assim como a Academia Americana de Pediatria (AAP), procuram conscientizar a população e a indústria a respeito também da mobília, e o berço seguro é um assunto fundamental.

Ainda há muita publicidade que oferece ambiente para o sono infantil mas está em desacordo com as mais recentes orientações da AAP. É papel do pediatra alertar e orientar as famílias para que a criança possa crescer em ambiente realmente seguro”.

Referências:

  • Kreth M, Shikany T, Lenker C, et al. Safe Sleep Guideline Adherence in Nationwide Marketing of Infant Cribs and Products. Pediatrics. 2017. DOI: 10.1542/peds.2016-1729
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar