Boas práticas em cardiologia e urgências cardiovasculares são implementadas em hospitais e UPAs

Para reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares, o Ministério desenvolveu um programa de boas práticas na atenção à cardiologia.

Para reduzir os índices de mortalidade de doenças cardiovasculares no país, o Ministério da Saúde desenvolveu um programa de boas práticas na atenção à cardiologia e urgências cardiovasculares nos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) do país.

O programa é oferecido em 150 unidades de pronto-atendimento 24h, além de 15 hospitais de todas as regiões brasileiras em parceria com Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo.

As capacitações são destinadas a todos os profissionais envolvidos no atendimento ao paciente com doenças cardiovasculares, como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

“A pasta trabalha para qualificar e melhorar os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O apoio à implantação da Linha de Atenção em Urgências Cardiovasculares visa garantir que o paciente com infarto agudo do miocárdio com supra de ST (IAM c/SST) receba a terapia de reperfusão em tempo adequado, com acesso à terapia intensiva e ao tratamento e estratificação complementares”, explicou a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e Urgência do Ministério da Saúde, Adriana Melo Teixeira, em entrevista ao portal do Ministério da Saúde.

Leia também: OPAS: Novas metas para reduzir o consumo de sal e ajudar a prevenir doenças cardiovasculares são recomendadas

Saiba mais sobre o projeto

O projeto é dividido em dois núcleos com duração de 13 meses cada:

  1. Pré-hospitalar realizado em 150 UPAs 24h;
  2. Quinze hospitais de todas as regiões do país.

Ambos visam apoiar o monitoramento da prática clínica em urgências cardiovasculares e a implementação de diretrizes assistenciais em síndrome coronariana aguda.

No Triênio 2021-2023, o núcleo de eletrocardiograma do projeto vai beneficiar as UPAs 24h da rede de atenção às urgências. As instituições hospitalares foram selecionadas geograficamente com o objetivo de cobrir os vazios assistenciais do país.

Benefícios ao SUS

O projeto impacta diretamente na estruturação do SUS e nos pacientes atendidos, o que reflete na adesão ao tratamento de infarto agudo do miocárdio preconizado pelas principais diretrizes e na melhora nos tempos de atendimento inicial, mensurados por três indicadores:

  1. Porta-ECG: momento de chegada do paciente à UPA até a realização do eletrocardiograma;
  2. Porta-agulha: tempo de chegada do paciente até o recebimento do trombolítico;
  3. Porta-balão: tempo de chegada do paciente até a realização da angioplastia.

Com isso, as unidades hospitalares e as UPAs 24h ganham em termos de redução de internação, morbidade, mortalidade e até mesmo custos.

Além do acompanhamento para compreender a situação de cada unidade, os gestores realizam reuniões mensais com relatórios para as UPAs e hospitais públicos, e seus respectivos gestores e sessões de aprendizagem virtual através de aulas online ao vivo.

Veja mais: AHA 2021: consumo de café tem relação com arritmias cardíacas e outros fatores?

A líder do projeto e cardiologista do Hcor, Camila Rocon, ressaltou que o infarto agudo do miocárdio pode estar relacionado à insuficiência cardíaca, aparecimento de arritmias e AVC, o que eleva as chances de internação e risco de óbito.

“Atender precocemente esses pacientes resulta em melhores resultados, menor morbidade e menor mortalidade para esses pacientes. Tempo é músculo, como se diz na cardiologia. A área que deixa de ser irrigada no coração pode morrer e, se não for abordada precocemente, aquela área não volta a funcionar e o paciente poderá ter muitas complicações”, concluiu.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades