Leia mais:
Leia mais:
AHA 2021: consumo de café tem relação com arritmias cardíacas e outros fatores?
Podcast da PEBMED: highlights do congresso da American Heart Association (AHA 2021) [podcast]
Sono saudável diminui risco de arritmias
ESC 2021: consumo de café leve a moderado pode estar relacionado a benefício cardiovascular
Café está ou não associado ao aumento do risco de arritmias?

AHA 2021: consumo de café tem relação com arritmias cardíacas e outros fatores?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A fibrilação atrial (FA) e a insuficiência cardíaca (IC) são doenças mórbidas ainda mal compreendidas pela ciência médica e que atingiram proporções epidêmicas em todo o mundo. Existe uma relação dose-dependente entre as contrações atriais e ventriculares prematuras (CAPs e CVPs) e o desenvolvimento de FA e IC, respectivamente.

Para influenciar a população com a redução da prevalência dessas doenças, é preciso identificar e compreender os mecanismos de fatores de risco modificáveis ​​adicionais para ectopia (batimentos ectópicos). Os pesquisadores acreditam que exposições comuns na vida diária são as principais influências para desencadear a ectopia.

As diretrizes atuais sugerem que a cafeína pode ser um gatilho importante para ectopia frequente, embora grandes estudos de base populacional não tenham demonstrado uma associação entre o consumo de cafeína e o desenvolvimento de arritmias clinicamente significativas. Nenhum estudo avaliou os efeitos reais da cafeína na ectopia cardíaca.

grãos de café e arritmias

Café e arritmias

O objetivo do estudo CRAVE, apresentado no congresso da American Heart Association (AHA 2021), foi determinar os efeitos agudos do consumo de café nas arritmias cardíacas, atividade física (determinada pela contagem de passos), sono (noturno) e glicemia (glicose sérica média diária). Para o estudo, os voluntários usaram múltiplos sensores fisiológicos e receberam atribuições diárias aleatórias para consumir versus evitar café.

Foram avaliadas, principalmente, as contrações atriais prematuras (CAPs) e ventriculares (CVPs) e secundariamente os episódios de taquicardia supraventricular e taquicardia ventricular, atividade física diária, sono, glicose.

Resultados

As principais conclusões do estudo clínico foram que o café não aumentou as arritmias supraventriculares, mas aumentou as CVPs e a atividade física, ao mesmo tempo que diminuiu o tempo sono.

Mais do AHA 2021:

Autor:

Referência bibliográfica:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.