Leia mais:
Leia mais:
AHA 2021: dabigatrana versus varfarina na cognição
TOP 5: estudos da AHA 2019, cuidados paliativos e mais! [podcast]
Confira os principais estudos do Congresso da AHA 2019 [e-book]
AHA 2019: quando operar estenose aórtica
AHA 2019: após AVC isquêmico, qual o alvo de colesterol LDL?

AHA 2021: dabigatrana versus varfarina na cognição

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Pacientes com fibrilação atrial (FA) apresentam maior risco de demência, não só por causa vascular, como também Alzheimer. Em uma meta-análise recente, este risco por chegar a ser 50-60% maior, mas o tratamento anticoagulante é capaz de reduzi-lo. A dúvida que existe é se os “novos” NOAC conferem alguma vantagem em relação à antiga e tradicional varfarina neste tipo de desfecho.

médico conversando com paciente sobre cognição e FA

FA e cognição

O estudo GIRAF foi apresentado no congresso da American Heart Association (AHA 2021). Coordenado pelo brasileiro Bruno Caramelli, randomizou pacientes com FA não valvar para dabigatrana versus varfarina e analisaram diversas funções cognitivas no início do estudo e após 2 anos. Foram recrutados 200 pacientes com ≥ 70 anos e CHAD2DS2-VASC SCORE > 1.

A idade média ficou próxima a 75 anos, com 60% de homens, um HAS-BLED em torno 1 e um CHAD2DS2-VASC SCORE médio de 4. Um aspecto interessante do estudo foi a excelente adesão à varfarina, com uma taxa de INR alvo média acima de 70%.

Resultados

O resultado mostrou que não houve diferença clinicamente relevante entre os grupos. Apenas uma discreta performance melhor em apenas 1 dos testes, o Montreal Cognitive Assessment, mas favorecendo a varfarina!

Para a vida prática, a mensagem é a mesma: os NOAC oferecem vantagens posológicas, eficácia no mínimo equivalente e um risco menor de sangramento.

Mais do AHA 2021:

Autor:

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.