Leia mais:
Leia mais:
AHA 2021: epinefrina deve ser administrada mais precocemente na PCR em ritmo chocável?
Epinefrina na parada cardiorrespiratória: seu uso e controvérsias
TOP 5: estudos da AHA 2019, cuidados paliativos e mais! [podcast]
Confira os principais estudos do Congresso da AHA 2019 [e-book]
AHA 2019: quando operar estenose aórtica

AHA 2021: epinefrina deve ser administrada mais precocemente na PCR em ritmo chocável?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Durante o atendimento da parada cardiorrespiratória (PCR) em ritmos chocáveis (fribrilação ventricular ou taquicardia ventricular), epinefrina geralmente é administrada após a segunda desfibrilação, porém ainda há dúvidas de qual seria o tempo ideal para sua administração.

Esta semana foi apresentado um trabalho no congresso de ressuscitação cardiovascular, que ocorreu simultaneamente ao congresso da American Heart Association (AHA 2021), que comparou administração precoce e tardia de epinefrina em atendimentos de pacientes com PCR extra-hospitalar.

médicos realizando PCR extra-hospitalar com epinefrina

Epinefrina na PCR

Foi estudo retrospectivo que analisou dados de pacientes com PCR extra-hospitalar em ritmos chocáveis de 2011 a 2015. Foram feitas análises para avaliar associação entre o intervalo de tempo entre a administração da epinefrina e retorno da circulação espontânea (RCE) extra-hospitalar, alta hospitalar e alta com desfecho neurológico favorável, avaliado pela escala de Rankin.

Resultados

Foram incluídos 6.416 pacientes com idade média de 64 anos e 80% era do sexo masculino. Do total de pacientes 80% teve RCE, 19% recebeu alta e 16% recebeu alta com desfecho neurológico favorável. A epinefrina foi administrada em até quatro minutos após a primeira desfibrilação em 35% dos pacientes.

Após ajustes para possíveis confundidores foi observada redução de 5% de chance de RCE a cada minuto, de 9% de chance de alta hospitalar a cada minuto e de 8% de chance de alta com desfecho neurológico favorável por minuto de atraso na administração de epinefrina.

Comparando a administração tardia com a administração em até quatro minutos, houve redução de aproximadamente 50% de RCE (OR=0.58, 95%CI 0.51-0.68; p<0.001), alta hospitalar (OR=0.50, 95%CI 0.43-0.58; p<0.001) e desfecho neurológico favorável (OR=0.51, 95%CI 0.43-0.59; p<0.001) na administração tardia.

Conclusão

Neste estudo, houve benefício da administração mais precoce de epinefrina nos desfechos analisados, o que foi mantido na análise dos subgrupos PCR presenciada ou não, tempo para atendimento pelo sistema médico de emergência e dose total da epinefrina. Isso reforça a importância da administração precoce da epinefrina no atendimento da PCR, o que já é realizado na nossa prática diária.

Mais do AHA 2021:

Autora:

Referência bibliográfica:

  • RO7 – Early Compared to Late Administration of Epinephrine in Adults With Shockable Initial Rhythm Out-of-Hospital Cardiac Arrest. AHA Scientific Sessions 2021.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.