Leia mais:
Leia mais:
AHA 2021: finerenona e sotagliflozina – dois medicamentos promissores ainda distante de nós
ESC 2021: finerenona reduz eventos cardiovasculares em pacientes renais crônicos diabéticos tipo 2
ACC 2021: finerenone e redução de fibrilação atrial
Novo medicamento tem bons resultados em pacientes com diabetes e doença renal crônica
TOP 5: estudos da AHA 2019, cuidados paliativos e mais! [podcast]

AHA 2021: finerenona e sotagliflozina – dois medicamentos promissores ainda distante de nós

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A finerenona é um antagonista dos receptores mineralocorticoides que vêm apresentando boa resposta aos estudos clínicos. Ela provou reduzir morte e hospitalização por IC em grandes estudos. A droga se destaca por uma melhor gama de resultados e um perfil melhor de segurança em relação a espironolactona. Isso se reflete bem em relação aos pacientes renais crônicos, onde o risco de hipercalemia é maior.

Os estudos discutidos no congresso da American Heart Association (AHA 2021), FIGARO-DKD e FIEDLIO-DKD,  ambos bem semelhantes, contaram com cerca de 12 mil participantes e provaram que a finerenona reduziu morte cardiovascular e internação por IC em todo o espectro de gravidade da doença renal (doentes do estágio I ao IV).

A finerenona mostra um risco substancialmente reduzido de induzir a hipercalemia, se tornando uma droga mais atraente nesse cenário.

medicamentos variados, como sotagliflozina e finerenona

Sotaglifozina

A sotagliflozina é a única droga capaz de inibir os dois transportadores de sódio e glicose no rim proximal (SGLT1 e 2). O sucesso dos inibidores SGLT2 no tratamento da insuficiência cardíaca, ainda que em pacientes não diabéticos, já foi evidenciado nos estudos conduzidos com a dapaglifozina e a empaglifozina, inclusive impactando em desfechos renais.

Em dois estudos com mais de 11 mil pacientes a sotagliflozina mostrou reduzir a mortalidade cardiovascular, hospitalização por IC ou consulta urgenciada por descompensação da IC em parte dos pacientes com doença renal em estágio avançado sem diferença em relação aos pacientes com melhor função renal. O estudo contava com pacientes diabéticos e com IC.

A sotagliflozina também mostrou redução da hemoglobina glicada mesmo em pacientes com doença renal avançada, o que não foi visto nos estudos anteriores com os inibidores dos SGLT2. A explicação para esse fato é que como os receptores SGLT2 se encontram quase que exclusivamente nos rins, a disfunção renal teria papel importante em reduzir o efeito dessas medicações, entretanto com a inibição dos receptores SGLT1 também no intestino a sotagliflozina promoveria um controle glicêmico mais eficaz, reduzindo os níveis de hemoglobina glicada.

Esses resultados são realmente promissores e animadores, mas será que vamos ver essas drogas no Brasil?

Mais do AHA 2021:

Autor:

Referência bibliográfica:

  • Filippatos G, et al. Finerenone Reduces Risk of Incident Heart Failure in Patients With Chronic Kidney Disease and Type 2 Diabetes: Analyses from the FIGARO-DKD Trial. Circulation. 13 Nov 2021 https://doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.121.057983
  • AHA Scientific Sessions 2021.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.