Leia mais:
Leia mais:
Vírus respiratórios: quais são eles?
Revacinação contra a covid-19 para não respondedores portadores de doenças autoimunes sistêmicas é eficaz?
Ômicron: a nova variante de preocupação do SARS-CoV-2
Molnupiravir: o que sabemos sobre o novo tratamento contra a Covid-19
Pandemia pode ter provocado a morte de até 180 mil profissionais da saúde, segundo OMS

AHA 2021: benefício dos antiplaquetários na Covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Desde os primeiros casos graves de Covid-19, é conhecido o aumento do risco trombótico na doença, seja nas manifestações pulmonares, seja nas formas clássicas de tromboembolismo venoso (TEV). Diversos trabalhos estudaram os benefícios da anticoagulação terapêutica e/ou profilática nos pacientes com Covid-19, em especial durante e após internação dos casos graves. Contudo, há poucos estudos relatando o efeito dos antiagregantes plaquetários sobre o risco de TEV.

medicamentos antiplaquetários na covid-19

Antiplaquetários na Covid-19

O Activ-4a, apresentado no congresso da American Heart Association (AHA 2021), foi um estudo com objetivo de analisar o desfecho de pacientes em uso de antiagregantes plaquetários que foram hospitalizados por Covid-19. Foram incluídos 7.824 participantes, com idade média 64 anos e 58% de homens; 8% estavam em uso de monoterapia antiplaquetária (MAPT) e 1% com dupla antiagregação plaquetária (DAPT).

O grupo com antiplaquetários era mais velho, maior proporção de homens e maior prevalência de diabetes, sendo necessário ajustes na regressão múltipla para reduzir o viés no risco de desfechos.

O resultado final com os ajustes estatísticos mostrou menor mortalidade no grupo de pacientes com antiagregantes plaquetários, com um RR 0,79 (IC 95% 0,70-0,94), incluindo subgrupos, com pacientes em CTI, idosos, cardiopatas e oncológicos. Duas limitações do estudo foram o caráter observacional (e não randomizado) e a exclusão de pacientes anticoagulados.

Mensagem prática

O foco principal é tratar a Covid grave, suas complicações, e, se internar, e enoxaparina profilática. São necessários estudos comparando antiagregação com anticoagulação e o real benefício clínico. Mas se o paciente estiver em uso de MAPT ou DAPT, e não houver sangramento ativo, faça a reconciliação medicamentosa, pois algum benefício parece existir.

Mais do AHA 2021:

Autor:

Referência bibliográfica:

  • AHA Scientific Sessions 2021.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.