Leia mais:
Leia mais:
AHA 2021: EMPULSE demonstra novamente benefícios da empagliflozina na insuficiência cardíaca
TOP 5: estudos da AHA 2019, cuidados paliativos e mais! [podcast]
Confira os principais estudos do Congresso da AHA 2019 [e-book]
AHA 2019: quando operar estenose aórtica
AHA 2019: após AVC isquêmico, qual o alvo de colesterol LDL?

AHA 2021: EMPULSE demonstra novamente benefícios da empagliflozina na insuficiência cardíaca

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Os inibidores SGLT2 revolucionaram o tratamento de insuficiência cardíaca mesmo em pacientes não diabéticos.
O estudo EMPULSE, apresentado no congresso da American Heart Association (AHA 2021), testou a empagliflozina 10 mg em pacientes internados com insuficiência cardíaca descompensada (novo quadro ou descompensação de quadro crônico) em comparação ao placebo em um estudo randomizado.

capsulas de empagliflozin para insuficiência cardíaca

Empagliflozina na insuficiência cardíaca

Foram 530 pacientes com idade média de 68 anos, sendo 66% do sexo masculino. Os pacientes eram diabéticos ou não, e eram portadores de insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida ou preservada.

O segmento médio foi de 90 dias, o desfecho primário é um composto de morte, eventos em insuficiência cardíaca, como agudização do quadro, hospitalização e visitas não planejadas ao médico, tempo até o primeiro evento de insuficiência cardíaca e melhora de qualidade de vida através da avaliação do questionário do Kansas (KCCQ-TSS). O desfecho secundário envolveu o tempo até morte cardiovascular ou novo evento de insuficiência cardíaca, o KCCQ-TSS de base até depois dos 90 dias, e a mudança dos níveis de NT-proBNP em relação ao basal após 30 dias.

Resultados

Os participantes que receberam empagliflozina experimentaram uma redução de 36% do desfecho primário em relação ao grupo placebo. Quando separados, foram observados 4,2% de morte por todas as causas nos pacientes da empagliflozina em relação a 8,3% do grupo placebo. Em relação aos novos eventos de insuficiência cardíaca foram 10,6% de eventos em pacientes que utilizaram empagliflozina em relação 14,7% do grupo placebo.

Este resultado foi consistente em todos os subgrupos, independente do diagnóstico de diabetes tipo II, da insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida ou preservada. Houve ainda importante queda no peso e nos níveis de NT-proBNP.

Esses dados mostram que os inibidores SGLT2 são realmente drogas fantásticas e seguras no tratamento da insuficiência cardíaca em diversos cenários, inclusive em pacientes agudamente internados.

Mais do AHA 2021:

Autor:

Referência bibliográfica:

  • Voors AA. Efficacy and Safety of Empagliflozin in Hospitalized Heart Failure Patients: Main Results From the EMPULSE Trial. AHA Scientific Sessions 2021. 14 nov 2021.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.