Leia mais:
Leia mais:
#BombaTôFora: campanha conscientiza contra uso de anabolizantes
Uso de esteroides anabolizantes afeta estrutura do cérebro; saiba como orientar seu paciente

#BombaTôFora: campanha conscientiza contra uso de anabolizantes

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O uso de esteroides anabolizantes e similares (EAS) se tornou um problema de saúde pública. Estima-se que no Brasil sejam quase 7 milhões de usuários, cuja a maior parcela formada por indivíduos que buscam melhorar a aparência e a performance físicas.

O consumo de EAS está associado a uma grande variedade de complicações clínicas, sejam elas cardiovasculares, psiquiátricas, metabólicas, endócrinas, neurológicas, infecciosas, hepáticas, renais ou musculoesqueléticas, sem falar no aumento do risco de morte.

A falta de medidas de prevenção e educação da população sobre o assunto facilita a disseminação de informações falsas, levando muitos a acreditarem que pode haver formas seguras de usar essas substâncias. Entre elas podemos citar os derivados sintéticos da testosterona, o hormônio do crescimento e a insulina, além do uso combinado de outras drogas para controle dos efeitos colaterais, por exemplo.

Leia mais: Uso de esteroides anabolizantes afeta estrutura do cérebro; saiba como orientar seu paciente

A falta de regulamentação e fiscalização adequada por entidades específicas facilita o uso clandestino dessas drogas, que corresponde a 80% do mercado de EAS. Além das consequências bem conhecidas à saúde relacionadas ao uso não apenas inadequado como também excessivo, os usuários ainda se submetem a outros riscos como a contaminação dos produtos com substâncias desconhecidas e agentes infecciosos.

Como importante ferramenta de prevenção do uso de anabolizantes foi criado o projeto #BOMBATÔFORA, desenvolvido pelo Núcleo de Endocrinologia do Exercício da Medicina Esportiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e o apoio de diversas entidades.

cartaz da campanha #BombaTôFora.

Outra proposta do projeto é desenvolver centros de assistência interdisciplinar a usuários de EAS no Brasil, com programas de atendimento adequado que permitam uma reabilitação bem sucedida.

Um dos idealizadores do #BOMBATÔFORA, Dr. Clayton Luiz Dornelles, pede o apoio de todos na divulgação do projeto, pois só assim será possível atingir o principal objetivo da campanha: conscientizar e alertar a população sobre os riscos do uso de anabolizante e contribuir para a redução de seu uso especialmente entre os jovens, que na busca de um corpo forte e de alto desempenho podem sofrer graves consequências.

Ao acessar o site você pode encontrar mais informações sobre o projeto, além de conteúdo científico sobre o assunto. É possível ainda fazer o download de materiais educativos para impressão.  Acompanhe também as divulgações pelo Facebook e Instagram no perfil @bombatofora.

Confira o vídeo da campanha:

https://www.facebook.com/bombatofora/videos/2131757510377821/

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.