Leia mais:
Leia mais:
Guia Prático: Construção da Carreira [Mês da Enfermagem]
Doação de leite humano é impactada negativamente pela Covid-19, segundo estudo
Quantos banhos por dia uma criança com dermatite atópica deve tomar?
Trabalho e assédio moral: você sabe identificar?
Bloco de Enfermagem do Trabalho chega ao Nursebook! [Blog do Nurse]

O Braille e sua importância para a inclusão!

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

No Brasil, o Braille é celebrado em duas datas, no dia 4 de janeiro o Dia Mundial do Braille e no dia 08 de abril, o Dia Nacional do Sistema Braille instituídos para chamar a atenção da sociedade sobre o braille, que é uma das formas de assegurar formas de inclusão para pessoas cegas ou com baixa visão. O relatório mundial sobre visão realizado em 2019 da Organização Mundial de Saúde (OMS), informou que 2,2 bilhões de pessoas possuem algum problema com visão. O braille é um recurso que ajuda pessoas cegas a ter acesso a diversas obras literárias, científicas dentre outras, promovendo inclusão a essa população.

O sistema braille é uma ótima alternativa para que pessoas cegas possam ler, além de ser um instrumento de aquisição de conhecimento. O armazenamento de informações e conhecimento para pessoas cegas é importantíssimo como recurso histórico, de ensino e aprendizado e de estabelecimento de cultura.

Saiba mais: Dia do cego: uma reflexão para profissionais de saúde

braille

O braille

O sistema Braille é uma invenção do francês Louis Braille em 1925, mas apenas foi totalmente estruturada em 1937. Seu criador era cego e buscou métodos de comunicação usados por soldados franceses. O sistema foi desenvolvido e baseado em pontos com relevos em papéis, podendo ser lidos pelas pontas dos dedos. Os seis pontos existentes podem formar 63 caracteres diversos. Os profissionais de saúde devem considerar relações solidárias e que considere confiança. Para isso é necessário que os profissionais de saúde aprendam diversas possibilidades de comunicação. O acolhimento por meio do conhecimento do sistema braille pode levar a constituição de vínculo. Por isso, vamos aprender um pouco sobre esse sistema.

O sistema braille é constituído por pontos que são disposto em duas colunas e três linhas, possibilitando combinações que representam letras do alfabeto, números e símbolos, fonética entre outras coisas. Para realizar a escrita é necessário que haja um reglete que possui celas, possuindo seis pontos. Na lateral esquerda da reglete temos a primeira coluna com os pontos 1, 2 e 3, já na lateral direita temos os pontos 4, 5 e 6. Para escrever é necessário prender o papel na reglete e pressionar um dos seis pontos ou mais de um de acordo com o alfabeto. É necessário considerar que as letras da leitura são escritas com pontos inversos, como a imagem no espelho. Para que possamos entender melhor vamos apresentar a forma de leitura e o alfabeto.

braille

As diversas possibilidades do sistema braille permite que textos sejam elaborados pro completo sendo ótimos identificadores de localidade, de acesso geográfico. Hoje podemos ver o sistema Braille em locais públicos e privados, como bancos, lanchonetes, instituições de ensino. No entanto, infelizmente esse recurso não está tão presente nos locais onde as pessoas cegas realmente precisariam do sistema, o que iria conferir independência e inclusão. No sistema de saúde o braille não é utilizado e explorado como poderia ser. Hoje as prescrições e cuidados são apresentadas geralmente ao acompanhante da pessoa cega, o que causa diminuição da independência desta pessoa. O sistema Braille, não é um sistema de escrita e leitura convencional, mas é essencial para que pessoas cegas sejam incluídas.

Com o sistema braille, os profissionais de saúde podem:

  • Gerar independência na pessoa cega;
  • Realizar prescrições e cuidados;
  • Escrever horário de medicamentos;
  • Indicar os efeitos terapêuticos e adversos dos medicamentos;
  • Indicar datas de consulta e atividades do serviço;
  • Traçar planos terapêuticos que possam ser constantemente consultados.

Vamos escrever uma palavra ENFERMAGEM por meio do sistema Braille?

braille

 

Referências bibliográficas

  • Oliveira, J. de J.A. B. De. Melo, J. C. de. Sistema Braille no processo de ensino- aprendizagem das pessoas com deficiência visual: da Educação Infantil ao Ensino Superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, 10, (13), pp. 63-73. Outubro de 2019.   Okumura, M.L.M., “Lumiy´s Blog: Visão e Percepção”, 2009. Acesso em: https://lumiy.wordpress.com/
  • Medeiros TM, et.al.  Acessibilidade de pessoas com deficiência visual nos serviços de saúde. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2017; 25:e11424.
  • Silva M J da et.al. Acolhimento e atendimento a pessoas com deficiência na atenção básica: análise das dificuldades apontadas pelos profissionais de saúde. 2017, 17(3), pp: 293 a 309.

 

 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.