Brasil tem a maior taxa de depressão da América Latina

Segundo dados da OMS, o Brasil é o pais com a maior taxa de depressão da América Latina, com 5,8% da população nacional afetada pela doença.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o pais com a maior taxa de depressão da América Latina, com 5,8% da população nacional afetada pela doença. Em meio a esse fato alarmante, uma nova pesquisa indica que poucos médicos generalistas fazem uma avaliação do paciente.

US Preventive Services Task Force (USPSTF) agora recomenda em suas diretrizes que todos os adultos sejam avaliados para a depressão. No entanto, a porcentagem de médicos que segue essa orientação não ultrapassa 2% nos Estados Unidos.

Para entender melhor essa questão, pesquisadores analisaram dados de uma pesquisa nacional de cuidados médicos, de 2012 e 2013. A amostra consistiu de 33.653 encontros médico-paciente.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

A taxa global de rastreio depressão foi de apenas 4,2%. Afro-americanos e idosos tinham metade da probabilidade de serem avaliados em comparação com os brancos e indivíduos de meia idade, respectivamente. Pacientes com uma condição crônica eram mais prováveis de serem avaliados para depressão, e a probabilidade aumentou com cada condição crônica adicional.

Cerca de 50% das visitas que incluíram a avaliação resultaram em um novo diagnóstico de depressão, o que sugere que o rastreio é provavelmente provocado por uma suspeita da doença. No entanto, os autores alertam que a triagem de pacientes apenas quando há uma sugestão de depressão pode perder uma proporção significativa de indivíduos que não apresentam sintomas ou tem sintomas menos conhecidos.

Veja também: ‘Diretriz e Algoritmo sobre Manejo da Depressão Maior e Distimia’

Referências:

  • https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-e-o-pais-que-mais-sofre-com-depressao-na-america-latina,70001676638
  • National Rates and Patterns of Depression Screening in Primary Care: Results From 2012 and 2013. Ayse Akincigil and Elizabeth B. Matthews. Psychiatric Services 0 0:0

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags