Brasil tem a maior taxa de depressão da América Latina

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o pais com a maior taxa de depressão da América Latina, com 5,8% da população nacional afetada pela doença. Em meio a esse fato alarmante, uma nova pesquisa indica que poucos médicos generalistas fazem uma avaliação do paciente.

US Preventive Services Task Force (USPSTF) agora recomenda em suas diretrizes que todos os adultos sejam avaliados para a depressão. No entanto, a porcentagem de médicos que segue essa orientação não ultrapassa 2% nos Estados Unidos.

Para entender melhor essa questão, pesquisadores analisaram dados de uma pesquisa nacional de cuidados médicos, de 2012 e 2013. A amostra consistiu de 33.653 encontros médico-paciente.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

A taxa global de rastreio depressão foi de apenas 4,2%. Afro-americanos e idosos tinham metade da probabilidade de serem avaliados em comparação com os brancos e indivíduos de meia idade, respectivamente. Pacientes com uma condição crônica eram mais prováveis de serem avaliados para depressão, e a probabilidade aumentou com cada condição crônica adicional.

Cerca de 50% das visitas que incluíram a avaliação resultaram em um novo diagnóstico de depressão, o que sugere que o rastreio é provavelmente provocado por uma suspeita da doença. No entanto, os autores alertam que a triagem de pacientes apenas quando há uma sugestão de depressão pode perder uma proporção significativa de indivíduos que não apresentam sintomas ou tem sintomas menos conhecidos.

Veja também: ‘Diretriz e Algoritmo sobre Manejo da Depressão Maior e Distimia’

Referências:

  • https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-e-o-pais-que-mais-sofre-com-depressao-na-america-latina,70001676638
  • National Rates and Patterns of Depression Screening in Primary Care: Results From 2012 and 2013. Ayse Akincigil and Elizabeth B. Matthews. Psychiatric Services 0 0:0
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar