Leia mais:
Leia mais:
Trabalho e assédio moral: você sabe identificar?
Bloco de Enfermagem do Trabalho chega ao Nursebook! [Blog do Nurse]
5 novidades da tecnologia na saúde que todo médico deve estar atento
Junho é o mês da visibilidade e representatividade!  [Blog do Nursebook]
A felicidade como instrumento de promoção à saúde

Brasil tem tendência de concentração de mercado na saúde privada

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

É possível perceber uma intensa tendência de concentração da saúde privada brasileira em grandes instituições que se capitalizaram e se expandiram através de fusões e aquisições, sejam de operadoras menores ou instituições de saúde que integram suas redes de saúde. Essa concentração projeta um mercado com menos opções e competitividade, além de redução dos custos de transação e aumento da eficácia operacional da assistência à saúde.

Essa foi a conclusão do estudo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP), publicado em janeiro deste ano na revista científica BMC Health Services Research.

concentracao

Resultados

Um dos achados do estudo foi a redução de 1.045 instituições particulares de saúde no país, em 2011, para 711, em 2020, seguindo modelos de saúde complementar já consolidados em mercados como a China e os Estados Unidos.

“É interessante notar que estamos falando de um mercado que representava 9% do PIB do Brasil em 2020, com 75% da população brasileira sendo atendida pelo serviço público de saúde, com 44% do investimento total, e 25% da população com contratos com operadoras privadas de saúde, que representam 56% do investimento e despesas em saúde no Brasil”, explicou o professor da Escola de Negócios da PUCPR e um dos autores do trabalho, Sandro Marques.

Historicamente, os sistemas privados de saúde têm sido estimulados por uma série de políticas governamentais, seja através do credenciamento de serviços, remuneração e criação de unidades hospitalares, entre outras.

Outro dado revelado é que o setor de saúde no país empregava, em 2020, 4.418.871 indivíduos, apresentando uma estrutura com 711 instituições privadas de saúde, 256 operadoras de planos odontológicos e 6.642 unidades hospitalares.

Confira: podcasts de medicina e saúde para você acompanhar

Panorama da concentração do mercado brasileiro

Segundo a pesquisa, a concentração de mercado de saúde privada no Brasil possui características diferentes, dependendo da região do país. Enquanto no Norte e Nordeste ela é mais intensa, nas regiões Sul e Sudeste, a concentração ocorre de forma mais desordenada.

As cooperativas de saúde também têm uma representação significativa no mercado no país, mas não foi constatada uma mudança de participação total no período compreendido na avaliação dos pesquisadores.

Os dados foram organizados em três grupos, cada um com sua abordagem de coleta e análise. Desta maneira, é possível o acentuado crescimento das grandes operadoras, em detrimento das menores; a crescente concentração do mercado, através de fusões e aquisições promovidas por grandes empresas de capital aberto, especialmente em regiões com menor índice de cobertura privada de saúde; além do crescimento do setor, por meio de planos de negócios, cuja característica central é a dependência da taxa de empregabilidade do país.

Segundo Sandro Marques, a concentração observada no setor pode ter impactos negativos pela redução de opções para os clientes das operadoras, gerando uma diminuição da competitividade. Ao mesmo tempo, pode levar a baixas significativas de custos operacionais para as operadoras de saúde em função da escala e melhoria da eficiência.

Leia também: 5 novidades da tecnologia na saúde que todo médico deve estar atento

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Brazilian private health system: history, scenarios, and trends. Disponível em: https://bmchealthservres.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12913-021-07376-2 #Estudo da PUCPR aponta tendência de concentração de mercado na saúde privada brasileira. Disponível em: https://www.revistacobertura.com.br/noticias/saude-e-odonto-noticias/estudo-da-pucpr-aponta-tendencia-de-concentracao-de-mercado-na-saude-privada-brasileira/ # Estudo aponta tendência de concentração de mercado na saúde privada. Disponível em: https://cbncuritiba.com.br/materias/estudo-aponta-tendencia-de-concentracao-de-mercado-na-saude-privada/ #Número de operadoras de saúde cai 47% e aumenta concentração. Disponível em: https://valor.globo.com/impresso/noticia/2022/01/17/numero-de-operadoras-de-saude-cai-47-e-aumenta-concentracao.ghtml
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.