Leia mais:
Leia mais:
Check-up Semanal: variante Ômicron, programa para combate do Aedes Aegypti, inibidor de P2Y12 no infarto e mais! [podcast]
Brasil começa a testar soro anti-Covid equino em pacientes transplantados
Vírus respiratórios: quais são eles?
Revacinação contra a covid-19 para não respondedores portadores de doenças autoimunes sistêmicas é eficaz?
Ômicron: a nova variante de preocupação do SARS-CoV-2

Butantan apresenta números de eficácia da vacina Coronovac

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

No início da tarde de hoje, 07, a diretoria do Instituto Butantan, em conjunto com o governo do estado de São Paulo, apresentou os resultados de eficácia da vacina Coronovac, produzida em parceria com o laboratório chines Sinovac.

Adiada por duas vezes, nos dias 15 e 23 de dezembro, a divulgação era aguardada com ansiedade e trouxe boas notícias para os brasileiros.

Instituto Butantan e o governo de SP apresentaram os resultados de eficácia da vacina Coronovac.

Eficácia da vacina Coronovac

A vacina produzida pelo Butantan apresentou os seguintes valores:

  • Casos graves – 100% de eficácia
  • Casos moderados – 100% de eficácia
  • Casos de internação – 100% de eficácia
  • Casos com atendimento ambulatorial – 78% de eficácia
  • Casos leves – 78% de eficácia

Participaram 12.476 profissionais de saúde que estão atuando diretamente na linha de frente dos casos de Covid-19, em oito estados diferentes, divididos em dezesseis centros de pesquisa.

Dimas Covas, diretor do Butantan, começou agradecendo a todos os profissionais, voluntários e centros de estudos envolvidos e disse que este era o estudo mais detalhado entregue até o momento, uma vez que, de acordo com ele, no caso da Turquia os voluntários eram cidadãos comuns, sem acesso direto ao vírus. Ele reforçou que nenhum dos voluntários que tiveram Covid-19 durante os testes precisou de internação e que a vacina pode ser considerada uma das mais seguras do mundo hoje.

Sergio Cimerman, do corpo clínico do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, ressaltou a importância de uma vacina produzida no Brasil, o que facilita a logística. Também afirmou que há capacidade de produção de 1 milhão de doses por dia e que a vacina, feita do vírus inativado, vai ser aplicada em duas doses.

O infectologista do Hospital das Clínicas e integrante do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, Esper Kallas, ressaltou que o estabelecimento de uma resposta imune protetora leva tempo e que o problema ainda não está resolvido, relembrando a população a não descartar as medidas não farmacológicas.

O Instituto também realizou no período da manhã uma reunião com a Anvisa para uma pré-submissão da vacina apresentando os dados referentes a eficácia e segurança, mas ainda não fez o pedido de uso emergencial para o órgão, o que deve ser feito até a próxima sexta-feira, dia 08.

Governo Federal afirma ter comprado estoque de Coronovac

No final da tarde, também em coletiva, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, confirmou a assinatura de um contrato de fornecimento de cem milhões de doses de Coronovac e disse que todas as doses produzidas no Butantan serão incorporadas ao Plano Nacional de Vacinação.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED.

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.