Aproveitando o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, vamos abordar aqui no Blog do Whitebook como é o tratamento para homens e mulheres, os fatores de risco para cada sexo e muito mais.
O assunto câncer de mama feminino, atualmente, é bastante difundido. A campanha Outubro Rosa, que teve início no começo da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, tem ajudado com informações e criado consciência na população sobre a importância do diagnóstico precoce.
Já o câncer de mama masculino, que não é tão prevalente como o feminino, não é comumente abordado e poucas informações chegam à população.
Aproximadamente até 1% dos casos de câncer de mama no mundo estão presentes em homens. Em alguns países da África, a incidência é mais comum (6% de todos os cânceres em homens) pela doença hepática endêmica.
O câncer de mama é extremamente raro em homens jovens. Acomete homens mais velhos com média de 68 anos (idade mais avançada que a média para câncer de mama nas mulheres).
No sexo feminino, o câncer de mama é o tipo mais comum no mundo (depois do câncer de pele não melanoma), com mais de 1 milhão de casos novos a cada ano, sendo a principal causa de morte por câncer em mulheres.
As taxas de mortalidade ainda são altas, mas vêm reduzindo nos últimos 50 anos por duas razões: diagnóstico precoce por meio do rastreio e avanços no tratamento adjuvante.
Fatores de risco para o câncer de mama
Veja no infográfico abaixo quais são os fatores de risco para homens e mulheres:
Saiba mais sobre o câncer de mama em homens no nosso podcast!
Existe diferença no tratamento?
Os tratamentos para câncer, em geral, visam retirar o tumor. Assim sendo, em uma mama pequena como a masculina, a retirada é quase sempre a cirurgia preferível, mesmo em casos iniciais.
O uso de hormonioterapia, quimioterapia ou radioterapia nos homens segue os princípios semelhantes no tratamento das mulheres.
“O diagnóstico precoce é muito importante para o sucesso do tratamento. A campanha Outubro Rosa é um ótimo momento para lembrar que as pessoas devem procurar atendimento sempre que observarem algo diferente nas mamas e, também, estimular que façam o preventivo de acordo com a orientação do médico”, alerta o ginecologista e obstetra, Dr. João Marcelo Coluna.
O Whitebook tem vários conteúdos relacionados ao câncer de mama para ajudar na tomada de decisão.
- Câncer de Mama – Visão Geral;
- Câncer de Mama em Homens;
- Tumor Phyllodes;
- Tipos Histológicos de Câncer de Mama;
- CA 27.29;
- E muito mais!
Leia também: Tudo que você precisa saber sobre diagnósticos de Câncer de Mama
Gostou de saber mais sobre o tema? Mande comentários! É sempre bom saber a sua opinião. 🙂
Coautor: Dr. João Marcelo Coluna, ginecologista e obstetra com mestrado em fisiopatologia.
Abraços,