Leia mais:
Leia mais:
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]
Exigência de atestado dificulta vacinação de pacientes oncológicos contra a Covid-19
Câncer de mama supera o pulmão como o tumor mais diagnosticado no mundo
Oncologistas ainda podem participar de estudo sobre cuidados contra o câncer na pandemia

Câncer de mama: qual a diferença entre homens e mulheres?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Aproveitando o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, vamos abordar aqui no Blog do Whitebook como é o tratamento para homens e mulheres, os fatores de risco para cada sexo e muito mais.

O assunto câncer de mama feminino, atualmente, é bastante difundido. A campanha Outubro Rosa, que teve início no começo da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, tem ajudado com informações e criado consciência na população sobre a importância do diagnóstico precoce.

Já o câncer de mama masculino, que não é tão prevalente como o feminino, não é comumente abordado e poucas informações chegam à população.

Aproximadamente até 1% dos casos de câncer de mama no mundo estão presentes em homens. Em alguns países da África, a incidência é mais comum (6% de todos os cânceres em homens) pela doença hepática endêmica.

O câncer de mama é extremamente raro em homens jovens. Acomete homens mais velhos com média de 68 anos (idade mais avançada que a média para câncer de mama nas mulheres).

No sexo feminino, o câncer de mama é o tipo mais comum no mundo (depois do câncer de pele não melanoma), com mais de 1 milhão de casos novos a cada ano, sendo a principal causa de morte por câncer em mulheres.

As taxas de mortalidade ainda são altas, mas vêm reduzindo nos últimos 50 anos por duas razões: diagnóstico precoce por meio do rastreio e avanços no tratamento adjuvante.

Fatores de risco para o câncer de mama

Veja no infográfico abaixo quais são os fatores de risco para homens e mulheres:

Saiba mais sobre o câncer de mama em homens no nosso podcast!

Câncer de mama pode cometer homens e mulheres

Existe diferença no tratamento?

Os tratamentos para câncer, em geral, visam retirar o tumor. Assim sendo, em uma mama pequena como a masculina, a retirada é quase sempre a cirurgia preferível, mesmo em casos iniciais.

O uso de hormonioterapia, quimioterapia ou radioterapia nos homens segue os princípios semelhantes no tratamento das mulheres.

“O diagnóstico precoce é muito importante para o sucesso do tratamento. A campanha Outubro Rosa é um ótimo momento para lembrar que as pessoas devem procurar atendimento sempre que observarem algo diferente nas mamas e, também, estimular que façam o preventivo de acordo com a orientação do médico”, alerta o ginecologista e obstetra, Dr. João Marcelo Coluna.

O Whitebook tem vários conteúdos relacionados ao câncer de mama para ajudar na tomada de decisão.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre diagnósticos de Câncer de Mama

Gostou de saber mais sobre o tema? Mande comentários! É sempre bom saber a sua opinião. 🙂

Coautor: Dr. João Marcelo Coluna, ginecologista e obstetra com mestrado em fisiopatologia.

Abraços,

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar