Página Principal > Infectologia > Candidíase: uso de termômetros reutilizados provocou surto da doença
candidíase

Candidíase: uso de termômetros reutilizados provocou surto da doença

Tempo de leitura: 2 minutos.

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans (em 90% dos casos) que se proliferam na flora vaginal após desequilíbrio desta. A doença acomete as mucosas, a boca, a vagina, a orofaringe e a pele. Os sintomas da candidíase são diversos, e variam de acordo com a região acometida.

Um caso bastante raro de transmissão de candidíase aconteceu na Inglaterra, na Central de Terapia Intensiva Neurológica da Universidade de Oxford. O local virou foco do Candida auris, outro tipo da doença, e os altos casos despertaram a atenção dos pesquisadores, que realizaram um screening nos pacientes no intuito de identificar o motivo da disseminação da infecção.

Como aconteceu o surto de candidíase?

No final do monitoramento, descobriu-se que a transmissão do Candida auris foi propiciada pela reutilização de termômetros axilares, o que demonstrou que o fungo é resistente ao ambiente e pode ser transmitido mesmo em unidades de saúde.

Após a investigação, os pesquisadores da Universidade de Oxford conseguiram identificar 70 pacientes que foram diagnosticados com a infecção entre 2015 e 2017. Destes, 66 (94%) foram admitidos na UTI neurológica da instituição de ensino antes do rastreio. Sete indivíduos desenvolveram uma forma mais invasiva de candidíase.

Leia mais: Sífilis: veja o que muda no rastreio de mulheres grávidas

O screening detectou que o uso de termômetros de axila e a exposição ao fluconazol foram os agentes agressores na disseminação da doença naquela unidade hospitalar. Após análise do tempo de internação do paciente, os sinais vitais e os resultados dos testes de laboratório, a investigação determinou fatores de previsão para a candidíase, que incluíram um risco maior neste tipo de termômetro (odds ratio multivariada, 6,80; IC 95%, [2,96-15,63]; P<0,001) e no fármaco antimicótico (odds ratio multivariada, 10.34; IC 95%, [1,64-65,18]; P=0,01).

Embora houvesse um sistema de controle de infecções na UTI neurológica da Universidade de Oxford, somente após a remoção dos termômetros axilares o surto de candidíase cessou.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.