Candidíase: uso de termômetros reutilizados provocou surto da doença

Um caso bastante raro de transmissão de candidíase aconteceu na Inglaterra, na Central de Terapia Intensiva Neurológica da Universidade de Oxford. Confira.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans (em 90% dos casos) que se proliferam na flora vaginal após desequilíbrio desta. A doença acomete as mucosas, a boca, a vagina, a orofaringe e a pele. Os sintomas da candidíase são diversos, e variam de acordo com a região acometida.

Um caso bastante raro de transmissão de candidíase aconteceu na Inglaterra, na Central de Terapia Intensiva Neurológica da Universidade de Oxford. O local virou foco do Candida auris, outro tipo da doença, e os altos casos despertaram a atenção dos pesquisadores, que realizaram um screening nos pacientes no intuito de identificar o motivo da disseminação da infecção.

candidíase

Como aconteceu o surto de candidíase?

No final do monitoramento, descobriu-se que a transmissão do Candida auris foi propiciada pela reutilização de termômetros axilares, o que demonstrou que o fungo é resistente ao ambiente e pode ser transmitido mesmo em unidades de saúde.

Após a investigação, os pesquisadores da Universidade de Oxford conseguiram identificar 70 pacientes que foram diagnosticados com a infecção entre 2015 e 2017. Destes, 66 (94%) foram admitidos na UTI neurológica da instituição de ensino antes do rastreio. Sete indivíduos desenvolveram uma forma mais invasiva de candidíase.

Leia mais: Sífilis: veja o que muda no rastreio de mulheres grávidas

O screening detectou que o uso de termômetros de axila e a exposição ao fluconazol foram os agentes agressores na disseminação da doença naquela unidade hospitalar. Após análise do tempo de internação do paciente, os sinais vitais e os resultados dos testes de laboratório, a investigação determinou fatores de previsão para a candidíase, que incluíram um risco maior neste tipo de termômetro (odds ratio multivariada, 6,80; IC 95%, [2,96-15,63]; P<0,001) e no fármaco antimicótico (odds ratio multivariada, 10.34; IC 95%, [1,64-65,18]; P=0,01).

Embora houvesse um sistema de controle de infecções na UTI neurológica da Universidade de Oxford, somente após a remoção dos termômetros axilares o surto de candidíase cessou.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades