Neste episódio do Whitecast, Dr. João Marcelo Coluna aborda a temática da candidíase vaginal recorrente com a descrição minuciosa de um caso clínico que você pode se deparar em sua prática médica.
Preste atenção ao caso clínico para análise:
“Mulher, 28 anos, estudante e solteira. Natural de Araçatuba. Procurou atendimento médico na UBS com queixa de um quadro de prurido intenso na região da vulva, ardência miccional e um corrimento branco, com início há, aproximadamente, cinco dias.
Refere-se, ainda, a um quadro de dispareunia e diz que esse quadro atual apareceu após usar Ciprofloxacina por quatro dias para tratar uma infecção urinária. Esses episódios de prurido têm sido frequentes a cada três ou quatro meses.
Tem parceiro fixo, com atividade sexual regular, usando contraceptivo. Nunca ficou grávida e tem ciclos menstruais regulares.
O exame físico está regular, sem sintoma disfuncional no sistema cardiovascular respiratório ou abdominal. No exame ginecológico, observa-se a genitália externa com a vulva tricotomizada, os lábios maiores e menores com importante hiperemia vulvar, com fissuras e escoriações.”
Cerca de 75% das mulheres em idade reprodutiva são acometidas pela candidíase. A candidíase de repetição é caracterizada por quatro ou mais episódios sintomáticos em um ano. Os sintomas típicos da infecção são: corrimento vaginal brancacento, prurido intenso, dispareunia e disúria.
Leia mais: ATS 2021: terapia empírica para candidíase invasiva na UTI: para quem, quando e como?
Sabe quais os fatores que levam a candidíase eventual à recorrente?
Até o momento, os fatores que levam a candidíase vulvovaginal eventual para a recorrente ainda não estão totalmente definidos. Contudo, alguns fatores, se bem identificados e tratados, podem minimizar os eventos. Por exemplo, diabetes mal controlado, gravidez, uso de antibióticos, etc.
Tendo o quadro de candidíase recorrente identificado, quais aspectos você deve se atentar? Ouça o podcast completo para saber mais informações.
Veja aqui alguns conteúdos relacionados no Whitebook:
Confira também por outros players:
Não deixe de assinar o canal do Whitebook no Spotify! 😀
Abraços,