Leia mais:
Leia mais:
Automonitoramento da pressão arterial durante a gestação ou cuidado pré-natal habitual?
Hipertensão portal clinicamente significativa
Cardiopapers: quando utilizar apenas um anti-hipertensivo? [vídeo]
ACC 2022: efeito da denervação renal em hipertensos no acompanhamento de 3 anos
ACC 2022: tratamento de hipertensão crônica leve em gestantes – the CHAP project

Caso clínico de uma consulta pediátrica: condutas de enfermagem

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

No dia 23 de abril comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Nesse contexto, no ano passado apresentamos uma reflexão em tempos de pandemia, bem como discutimos alguns fatores de risco como a obesidade infantil. Pensando em trazer praticidade às condutas do profissional de enfermagem, este ano, resolvemos refletir sobre esse contexto na prática profissional durante uma consulta de enfermagem pediátrica.

Nesse sentido, diante do quadro de Pressão Arterial elevada; IMC elevado; Estilo de vida sedentário e Nutrição desequilibrada na criança visto no “Caso clínico de uma consulta pediátrica: Diagnósticos de enfermagem“, as principais orientações para as condutas de enfermagem que podem ser realizadas são:

  1. Orientar o quadro clínico da criança à família, enfatizando os possíveis impactos da pressão arterial elevada e obesidade para a saúde dela, maior risco de outras doenças e comorbidades;
  2. Monitorar a pressão arterial.
  3. Orientar sobre o tratamento não farmacológico: hábitos de vida saudáveis, consumo de alimentos com baixo teor de sódio, frutas, verduras e carnes magras.
  4. Encaminhar para nutricionista e pediatra.
  5. Orientar/estimular a prática de exercícios físicos, a perda de peso e abandono do estilo de vida sedentário. Auxiliar a criança/adolescente na escolha de uma atividade física que a/o agrade.
  6. Coleta de exames laboratoriais para investigação diagnóstica, conforme prescrição.
  7. Orientar retorno para nova aferição de pressão arterial.

Autores:
Nathalia Schuengue: Enfermeira pediatra pelo Instituto Fernandes Figueira • Mestre em saúde da criança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mariana Marins: Enfermeira, especialista em saúde da família. Mestre em educação pela Universidade Federal Fluminense. Experiência na gestão de unidade básica de saúde no Município do Rio de Janeiro e atualmente Gestora em Saúde no Município de Maricá.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Flynn JT, et al. Clinical practice guideline for screening and management of high blood pressure in children and adolescents. [internet] Pediatrics 2017; 140(3). # Hockenberry MJ, Wilson DW. Fundamentos de Enfermagem Pediátrica. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2014. # Malachias MVB. 7ª Diretriz brasileira de hipertensão arterial. Arq Bras Cardiol 2016;107 (3):1-103.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.