Caso clínico: grávida na emergência apresenta dor no baixo ventre

No caso clínico de hoje Paciente com gestacional de 39 semanas, comparece à emergência com queixa de dor no baixo ventre. Qual é o diagnóstico?

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

M.V.P, 34 anos, primigesta, idade gestacional 39 semanas e quatro dias (por USG de 1º trimestre), comparece à emergência com queixa de dor no baixo ventre. Nega perdas transvaginais. Movimentação fetal presente. É hipertensa crônica em uso de metildopa 750 mg/dia e tabagista. Pré-natal irregular, com apenas três consultas.

Ao exame: PA 150/90, fundo uterino de 33 cm. Dinâmica uterina ausente. BCF 144 bpm. Colo uterino fechado. Edema +/4 de MMII, frio, simétrico.

caso clínico grávida

Qual a principal hipótese diagnóstica e conduta?

Caso bastante sugestivo de restrição do crescimento intra-uterino. A paciente apresenta altura do fundo uterino abaixo do esperado para a idade gestacional e tem importantes fatores de risco para tal condição (hipertensão, tabagismo). A má adesão ao pré-natal dificultou o diagnóstico mais precoce, investigação e programação de interrupção da gestação adequados.

É necessária a realização de ultrassom obstétrico com Doppler para confirmação diagnóstica, avaliação do volume de líquido amniótico e do fluxo feto-placentário. Esses dados são fundamentais na avaliação da via de parto.

Leia mais: Caso clínico: rigidez muscular de início súbito associada à disartria e trismo

Nos casos de CIUR com liquido amniótico e dopplerfluxometria de artéria umbilical normais, poderá ser tentado o parto vaginal, com monitorização contínua durante o trabalho de parto. Caso a condição fetal não seja tranquilizadora, está indicada a interrupção por via alta.

Lembrando que, no caso desta paciente, mesmo que a suspeita de CIUR não se confirme, a interrupção da gestação justifica-se pela hipertensão crônica em uso de anti-hipertensivo (considera-se interrupção entre 37 e 39 semanas e 6 dias).

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • ACOG Practice Bulletin number 204- Fetal Growth Restriction
  • ACOG Committee opinion number 764 – Medically indicated late-preterm end early-term deliveries. Vol 133, No 2

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.