Leia mais:
Leia mais:
Perfil epidemiológico da raiva humana no Brasil
Caso de raiva em humano é registrado no Ceará
Medidas para profilaxia de Raiva em acidentes com cães ou gatos

Caso de raiva em humano é registrado no Ceará

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um agricultor da zona rural de Iracema está internado no Hospital São José, em Fortaleza, em estado grave diagnosticado com raiva. Esse é o primeiro caso registrado em humanos em mais de quatro anos.

500x120-assinatura

Em 16 de setembro deste ano, o paciente foi mordido no pé esquerdo por um morcego hematófago. De acordo com o relatório do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Ceará, sem perceber a gravidade da ameaça, ele matou o animal e não procurou atendimento médico.

O paciente só deu entrada no hospital no dia 20 de outubro, quase um mês após o incidente, com sintomas compatíveis com os de raiva. Para certificar-se do diagnóstico, a equipe médica enviou os exames para o Instituto Pasteur, em São Paulo, que confirmou o resultado.

Veja também: ‘Medidas para profilaxia de Raiva em acidentes com cães ou gatos’

De acordo com a diretora do hospital, o paciente encontra-se no CTI em estado grave, mas estável. Como manda o protocolo, ele está sendo tratado com soro antirrábico e biopterina.

Último caso registrado

O último caso de raiva em humanos foi registrado também no Ceará, em 2012. A doença foi transmitida por um soim para um menino de nove anos, que morreu pouco depois de parada cardiorrespiratória.

250-BANNER5

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/mobile/cadernos/cidade/online/ceara-registra-caso-de-raiva-humana-1.1640394
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar