Casos da doença de Haff são diagnosticados no Amazonas e Bahia

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

No município de Itacoatiara, foram registrados 19 novos casos de rabdomiólise. Dentre os pacientes, estão 15 adultos e quatro crianças. Segundo a Secretaria de Saúde de Itacoatiara, até o último dia 26, das 19 pessoas com suspeita de contraírem a doença de Haff, oito ainda estavam internadas. 

A Secretaria de Saúde do município amazonense ainda confirmou que a urina de cor mais escura não foi sintoma em nenhum paciente com a infecção, pelo menos até então.

Equipes da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e da Fundação de Medicina Tropical (FMT) apuraram que as espécies de peixes consumidos pelos moradores da cidade de Itacoatiara foram o pirarucu, pirapitinga, pacu e tambaqui. Há informações de que os peixes foram pescados nas regiões do rio Arari, de Nova Olinda do Norte, feiras do Santo Antônio e Juari.

doença de haff

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Doença de Haff

A doença de Haff é uma síndrome de rabdomiólise inexplicada após o consumo de certos tipos de peixes. A toxina responsável pelas alterações não foi identificada. Ela é caracterizada pelo início repentino de rigidez muscular inexplicada e um nível elevado de creatina quinase sérica (CPK) dentro de 24 horas após o consumo de certos tipos de peixes.

Geralmente, o paciente apresenta mialgia súbita, astenia, parestesia de membros inferiores, podendo evoluir com rabdomiólise. Neste caso, podem apresentar insuficiência renal, em que a coloração da urina (marrom escura) é um marcador importante.

Leia também: Uso de dantrolene sódico para tratamento de rabdomiólise tardia por Covid-19

Casos na Bahia

Outras seis ocorrências suspeitas de infecção pela doença de Haff foram identificadas em cinco cidades da Bahia, que são: Alagoinhas, Maraú, Mata de São Jorge, Salvador e Simões Filho. 

A Vigilância Epidemiológica da Bahia informou que os casos estão em investigação pelo órgão, tendo os peixes ingeridos pelos pacientes passando por análise laboratorial.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar