Casos de chikungunya crescem sete vezes em comparação com registros de 2022

Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 5 de outubro de 2023, o Brasil já havia registrado 141.685 casos de chikungunya.

Os pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) descobriram que os casos de chikungunya neste ano superam em sete vezes os registrados em 2022, além de um aumento significativo na quantidade de coinfecções por dengue e chikungunya. 

Para detecção das infecções os pesquisadores utilizaram testes capazes de detectar vários vírus ao mesmo tempo desenvolvidos pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e realizaram mais de 60 mil diagnósticos em 14 estados do Brasil, usando amostras positivas para as arboviroses, em exames de diagnóstico sorológico (IgM) e molecular (antígeno e PCR). 

A Especialista Científica em Diagnóstico Molecular de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Patrícia Alvarez, alerta que é esperado que durante os picos de epidemia de arboviroses, exista uma taxa de coinfecção de 2% a 3%, contudo o que se encontrou foi um índice de 11%, um nível muito preocupante. 

Saiba mais: Chikungunya matou mais do que dengue em estado brasileiro, aponta estudo

Casos de chikungunya crescem sete vezes em comparação com registros de 2022

Casos de chikungunya crescem sete vezes em comparação com registros de 2022

Dados epidemiológicos 

Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 5 de outubro de 2023, o Brasil já havia registrado mais de 1 milhão e meio de casos de dengue, com mais de 22 mil casos graves e 975 óbitos. E os casos de chikungunya chegaram a 141.685, dos quais 1.588 foram em gestantes. 

Leia também: Fatores ambientais e sociodemográficos associados com dengue, zika e chikungunya

Prevenção  

Transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti (o mesmo responsável pelas infecções por Zika), as doenças ainda não possuem tratamentos específicos. Embora para a dengue existam duas vacinas aprovadas, a Qdenga e a Dengvaxia, as vacinas contra chikungunya ainda estão em fases de testes clínicos e sem aprovação para uso na população geral. 

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo