CDC aprova o uso da vacina Moderna contra covid-19 para crianças de 6 a 17 anos

O CDC aprovou, por unanimidade, o uso da vacina contra covid-19 da Moderna para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. 

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

No dia 23 de junho desde ano (2022), o Centers for Disease Control and Prevention’s (CDC) aprovou, por unanimidade, o uso da vacina contra covid-19 da Moderna para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. 

Entre as crianças de 5 a 17 anos, houve mais de 10 milhões de casos de covid-19, 45 mil hospitalizações e 600 mortes, de acordo com o CDC. Uma vacina da Pfizer-BioNTech já está disponível para essas idades, mas apenas 60% dos 12 a 17 anos e 29% dos cinco a onze anos estão totalmente vacinados.  

O CDC não expressou preferência por uma vacina em detrimento de outra.

Administração de vacinas 

A vacina Moderna para adolescentes de 12 a 17 anos é administrada na de adultos – duas doses de 100 microgramas (µg) cada. Crianças de 6 a 11 anos podem receber duas doses de 50 µg. Embora o tempo padrão entre as doses seja de quatro semanas, o CDC recomenda um intervalo de quatro a oito semanas entre as doses para ambas as faixas etárias. Essa recomendação se dá para diminuir o risco de miocardite. 

O frasco da vacina para crianças de seis a onze anos apresenta tampa azul escura e borda roxa e é o mesmo usado para reforços em adultos. Embora seja rotulado como “somente doses de reforço”, o CDC enfatizou que é o frasco correto para crianças também. O frasco para maiores de doze anos tem uma tampa vermelha e uma borda azul clara. 

Vários membros do CDC expressaram preocupação com a confusão sobre os frascos para várias idades e complexidade para incorporar tal prática. 

Crianças e adolescentes que iniciam a vacinação com a marca Moderna devem receber a mesma vacina para o resto do ciclo de vacinação, de acordo com o CDC. Não é trocável pela vacina Pfizer-BioNTech.  

Por fim, é importante destacar que, na semana passada, o CDC aprovou a vacina da Moderna contra a covid-19 para uso em crianças menores de 6 anos.

Leia também: FDA autoriza a administração de vacinas contra a covid-19 em crianças pequenas

Testes clínicos 

Mais de cinco mil crianças e adolescentes receberam a vacina Moderna em ensaios clínicos. A reatogenicidade foi semelhante a outras faixas etárias, sendo a fadiga e a cefaleia as reações adversas mais comuns. 

Não houve eventos adversos graves relacionados à vacina ou casos de miocardite. 

Nos ensaios, crianças de seis a onze anos e adolescentes de 12 a 17 anos apresentaram respostas de anticorpos semelhantes às de adultos jovens de 18 a 25 anos. A eficácia contra a infecção sintomática por covid-19 foi de 76% para crianças e 89% para adolescentes. No entanto, as contagens de casos eram pequenas e os intervalos de confiança eram amplos. Além disso, a eficácia não foi estudada durante o período da variante ômicron. 

Na semana passada, o Food and Drug Administration (FDA) concedeu sua autorização para uso emergencial. 

A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda que todas as crianças elegíveis sejam vacinadas.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS.Moderna vaccine for children ages 6-17 backed by CDC”. 2022 Disponível em: https://publications.aap.org/aapnews/news/20689/Moderna-vaccine-for-children-ages-6-17-backed-by. Acesso em 25/06/2022