Leia mais:
Leia mais:
Ceratocone: o que a última revisão fala sobre a clínica da doença?
Top 10 de março: Toxicidade da proteína S, disbiose pós-covid-19, caxumba e muito mais!
Ceratocone: o que a última revisão publicada fala sobre histopatologia e etiologia?
Ceratocone: o que a última revisão publicada fala sobre as definições e epidemiologia? 
Efeito das lentes de contato rígidas gás permeáveis no Ceratocone

Ceratocone: o que a última revisão publicada fala sobre as definições e epidemiologia? 

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Uma revisão publicada na Contact Lens and Anterior Eye em janeiro de 2022 atualizou os conceitos sobre o ceratocone.

ceratocone

Definição

Em relação a definição da palavra ceratocone deriva da palavra grega ‘kéras’, que significa córnea e  ‘cōnus’, que significa cone, ou seja “córnea em forma de cone”.  Atualmente, o ceratocone é considerado uma doença ocular bilateral e assimétrica que resulta em afinamento progresso e encurvamento da córnea, levando a um astigmatismo irregular e diminuição da visão. O afinamento ocorre na córnea central ou paracentral, mais comumente inferotemporal. Tradicionalmente era descrita com uma doença não inflamatória porém alguns estudos demonstraram associação de alterações significativas em mediadores inflamatórios. Afeta todas as etnias e ambos os sexos e é uma condição ocular isolada mas que em alguns casos coexiste com outras doenças oculares e sistêmicas.

Leia também: Controle de miopia: como é a aceitação com as novas lentes?

Epidemiologia 

Os primeiros estudos usando o reflexo em tesoura, as miras irregulares da ceratometria e os sinais clínicos subjetivos identificavam ceratocones mais avançados. O uso mais difundido da topografia e mais recentemente da tomografia com softwares avançados para diagnóstico fez com que a detecção fosse mais precoce, levando a mais altas taxas de ceratocone nos últimos estudos.

Existe uma variação global muito grande na incidência dos estudos, entre 0.2 (na Rússia) a 4790 (na Arábia Saudita) a cada .pessoas e entre 1.5 (na Finlândia) e 25 (Ásia e Oriente Médio) a cada 100.000 pessoas/ano. A prevalência mais alta ocorre tipicamente entre 20 e 30 anos. Os estudos mostram prevalência bem maior em asiáticos (primariamente indianos e paquistaneses) se comparado com os caucasianos, o que indica que as diferenças dos estudos podem estar mais relacionadas as etnias do que a localização geográfica.

Referências bibliográficas:

  • Santodomingo-Rubido J, Carracedo G, Suzaki A, Villa-Collar C, Vincent SJ, Wolffsohn JS. Keratoconus: An updated review. Cont Lens Anterior Eye. 2022 Jan 3:101559. doi: 10.1016/j.clae.2021.101559. Epub ahead of print. PMID: 34991971.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.