Junho Violeta: mês de conscientização do ceratocone

Um estudo publicado sobre o assunto compara pacientes com ceratocone progressivo, pacientes com ceratocone estável e pacientes saudáveis.

Em alusão ao Junho Violeta, mês de conscientização do ceratocone, destacamos um estudo sobre o tema. A pesquisa avaliou se pacientes diagnosticados com ceratocone progressivo diferem dos estáveis em relação a concentrações de interleucina 6 e cortisol capilar.

Leia mais: Colírio inibidor da anidrase é boa alternativa para doente renal com glaucoma?

O estudo publicado sobre o assunto é um brasileiro, prospectivo, observacional, que compara pacientes com ceratocone progressivo, pacientes com ceratocone estável e pacientes saudáveis.  

O objetivo foi determinar as concentrações de interleucina e cortisol nos diferentes grupos, além de correlacionar essas concentrações com o dano estrutural, incluindo o aumento da curvatura e o afinamento epitelial e estromal. As amostras de lágrima foram obtidas e avaliadas as quantidades de IL-1B, IL-6, IL-8, IL-10, IL-12p70 e fator de necrose tumoral alfa (TNFα).  

As concentrações de cortisol foram medidas em amostras de cabelo de 3cm, próximas ao couro cabeludo, que representariam o cortisol cumulativo nos três meses anteriores. Foram avaliados 74 pacientes (136 olhos). Os autores reportaram níveis aumentados de IL6 em pacientes com progressão em contraste com os estáveis( 6.59 ± 3.25 pg/ml vs. 4.72 ± 1.91pg/ml; p<0.0001).  

Os níveis de outras interleucinas e  TNFα foram similares entre os grupos. Houve correlação positiva moderada entre IL6 e ceratometria mais curva (K2). Os pacientes com ceratocone progressivo também tinham maiores valores de cortisol capilar que os estáveis (0.624 ± 0.160 ng/mg vs. 0.368 ± 0.0647 ng/mg; p < 0.0001) e que os controles saudáveis (0.624 ± 0.160 ng/mg vs. 0.351 ± 0.0896 ng/mg; p<0.0001).  

Veja também: Prevalência de endoftalmite em pacientes com candidemia

O cortisol não diferiu significativamente entre os controles e os pacientes com ceratocone estável. Foi encontrada correlação significativa entre cortisol capilar e K2 e entre IL6 e cortisol capilar. O estudo concluiu que a monitorização da informação molecular poderia permitir a detecção mais precoce de pacientes em progressão. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Stival LR, Avila LP, Araujo DC, Chaves LF, Toledo MC, Silva AC, Cunha LC, Oliveira TF, Santhiago MR. Correlation of hair cortisol and interleukin 6 with structural change in the active progression of keratoconus. J Cataract Refract Surg. 2022 May 

Especialidades

Tags