Leia mais:
Leia mais:
Ainda não tem certificado digital? CFM disponibiliza sem custo para médicos
CFM publica nova resolução sobre recusa terapêutica
Telemedicina: Conselho Federal de Medicina revoga resolução
Fosfoetanolamina será comercializada no Brasil como suplemento alimentar
CFM define critérios para melhorar fluxo de atendimentos nas UTIs

CFM se posiciona sobre prescrição da fosfoetanolamina

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

250-BANNER2A Presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou uma lei permitindo o uso da substância, já o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou uma nota em seu site recomendando aos médicos do nosso país para que não prescreverem a fosfoetanolamina sintética para tratamento de câncer, até que a eficácia da mesma seja reconhecida e testada por evidências científicas. O Órgão mais importante da medicina no Brasil já conta também com o apoio do CREMERJ.

O CFM entende que a Lei nº 13.269/2016 permite que o médico faça a prescrição da fosfoetanolamina, mas alerta os mesmos da necessidade de pesquisas que assegurem a substância na rotina clínica. Confira:

‘‘É um dever institucional do Conselho Federal de Medicina (CFM) alertar os médicos e a sociedade brasileira sobre a necessidade de pesquisas clínicas que possam assegurar a eficácia e segurança dessa substância para posterior uso na rotina da prática médica, de acordo com as disposições contidas na Resolução CFM nº 1.931/2009, o Código de Ética Médica (CEM), e com respaldo na Lei nº 12.842/2013, a Lei do Ato Médico, que em seu artigo 7º, atribui ao CFM o reconhecimento do que é terapêutica experimental em medicina no País.’’

O Conselho Federal de Medicina finaliza a nota ratificando a importância de se basear em evidências quanto à eficácia da fosfoetanolamina.

‘’Portanto, o CFM não recomenda a incorporação da fosfoetanolamina no arsenal terapêutico antineoplásico até o seu reconhecimento científico com base em evidências, de sua eficácia e segurança, a serem obtidas nas conclusões de pesquisas clínicas.’’ Finalizou.

A PEBmed é o maior portal de conteúdo médico do país, entendemos que temos o dever de te manter informado com tudo que acontece no meio. Com isso, caso queira ler a nota do CFM na íntegra, ACESSE AQUI!500x250banner2

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.