Ciclofosfamida pós-transplante para prevenção de GVHD [podcast]

Os resultados do estudo randomizado, HOVON-96 trial, apresentaram resultados nouso de ciclofosfamida pós-transplante para prevenção de GVHD.

A doença do enxerto-contra-hospedeiro (DECH, ou GVHD na sigla em inglês) é uma complicação pós-transplante de medula óssea (TMO) alogênico que traz muita morbidade e, por vezes, pode ser fatal para o paciente submetido ao procedimento. Diversos grupos têm tentado superar esse grande desafio, promovendo ajustes nos regimes de condicionamento e manutenção da imunossupressão peri-TMO. Não obstante os pesquisadores procurem reduzir toxicidade e a incidência de DECH, a taxa de recidiva de doença deve estar no outro lado da balança, sendo um limitador no aumento do grau de imunossupressão. 

Com isso em mente, o grupo cooperativo belgo-holandês de estudos em doenças onco-hematológicas HOVON promoveu um estudo prospectivo de fase 3, randomizado, com pacientes recrutados em 06 centros europeus que avaliou o uso de ciclofosfamida pós-transplante alogênico não mieloablativo associado a um ciclo curto de ciclosporina. O grupo controle consistia em pacientes submetidos a um condicionamento não mieloablativo fazendo uso de ciclosporina e micofenolato mofetila no regime habitualmente proposto pela EBMT para prevenção de DECH. Os resultados foram publicados em junho de 2022 na blood advances.

Quais resultados eles encontraram? E a dose e forma de administração propostas? Afinal de contas, a taxa de recidiva de doença aumentou com a redução da GVHD? Existem outros estudos e esquemas que se baseiam na ciclofosfamida pós-TMO alogênico com o mesmo intuito?  A resposta para essa e outras perguntas no episódio de hoje!

Ouça o episódio!

Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!

Neste podcast, falamos sobre:

  • Desenho do estudo HOVON-96;
  • Doses e vias de administração utilizadas nos dois grupos;
  • Resultados obtidos quanto à incidência e gravidade de DECH versus recidiva da doença de base e toxicidade dos esquemas;
  • Outros estudos que buscam avaliar novos esquemas com a intenção de reduzir DECH sem aumentar recidiva de doença;
  • Perspectivas futuras.

Veja também:

Rituximabe ou ciclosfosfamida no tratamento das doenças intersticiais pulmonares?

Doença do enxerto versus hospedeiro nos transplantes de medula óssea

Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Broers AEC, de Jong CN, Bakunina K, et al. Posttransplant cyclophosphamide for prevention of graft-versus-host disease: results of the prospective randomized HOVON-96 trial. Blood Adv. 2022;6(11):3378-3385. doi: 10.1182/bloodadvances.2021005847

Especialidades