Ciência e Emergência: será que combinam?

Já ouvi algumas vezes, durante os agitados plantões, a seguinte frase: “Emergência não é Ciência”. Será mesmo? Aqui você verá que essa frase está enganada.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Já ouvi algumas vezes, durante os agitados plantões, a seguinte frase: “Emergência não é Ciência”. Será mesmo? O Prof. Denizar Vianna está aqui para nos mostrar que essa frase está redondamente enganada. Com o crescimento da Medicina Baseada em Evidências (MBE), cada vez mais Ciência e Emergência andam juntas, num mutualismo que beneficia, cada vez mais, o paciente.

Para isso, ele usará, como exemplo, uma situação expoente no contexto do atendimento emergencial: a síndrome coronariana aguda. Como raciocinar corretamente frente a um paciente com suspeita de infarto agudo de miocárdio? Como usar a Ciência a seu favor e não se basear apenas em “achismos” para estabelecer uma probabilidade clínica?

O Prof. Denizar Vianna, que possui Graduação Mestrado em Medicina (Cardiologia) pela UERJ, MBA pelo COPPEAD / Johns Hopkins University, Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ e capacitação em Prática Clínica Baseada em Evidências pelo método da McMaster University, vai nos ajudar a tirar essas dúvidas!

Nossos estatísticos chegaram à seguinte conclusão: a probabilidade pré-teste de uma avaliação da entrevista com o professor Denizar ser boa é altíssima! Brincadeiras à parte, nesta sessão de áudios imperdíveis, o Prof. Denizar apresenta uma verdadeira aula sobre Medicina Baseada em Evidências. Lembrando que não basta saber que esse modelo existe… Temos que saber aplicá-lo corretamente!

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

E, se conversamos sobre Medicina Baseada em Evidências, não poderíamos deixar de falar do grande divulgador dessas evidências: os artigos científicos.

Utilizamos, como base para a nossa conversa, um artigo que saiu em 2015 no JAMA, abordando justamente esse tema, denominado: “Does This Patient With Chest Pain Have Acute Coronary Syndrome?: The Rational Clinical Examination Systematic Review.” Recomendo a leitura! Segue o link para o abstract do artigo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26547467.

Você acha a Cardiologia fascinante e quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos práticos sobre o tema? Ainda não se sente seguro em atender um paciente com Infarto Agudo do Miocárdio e tem medo que ele chegue no seu plantão?

A Sala Vermelha preparou um EBOOK 100% GRATUITO sobre Síndrome Coronariana Aguda para resolver esses problemas. Basta clicar aqui, agora mesmo. Não perca esta oportunidade!

Agora queremos ouvir você! Participe com a gente do SVCast no “Fala SV!”e“No Plantão!”, mandando áudios para o WhatsApp do SVPhone! (21) 99444-2862.

Quer ser o primeiro a receber o SVCast assim que sair? Se você usa Apple, já vem instalado o aplicativo Podcast no seu Iphone ou Ipad! É só pesquisar por SVCast ou então assinar pelo Itunes! Usa Android? Baixe um aplicativo de podcasts e assine o nosso RSS!

Você também é um SV!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades