Leia mais:
Leia mais:
Cirurgia na DREZ para dor crônica: Você sabe o que é?
Telas cirúrgicas: as telas biológicas são melhores?
Além da pandemia: retrospectiva 2020 de cirurgia
Por dentro do Whitebook: já conhece as imagens nos conteúdos de cirurgia?
Psoríase: estudo indica superioridade de risanquizumabe em comparação ao secuquinumabe

Cirurgia bariátrica reduz risco de psoríase cutânea

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Em artigo recente da revista Obesity, pesquisadores avaliaram o efeito da cirurgia bariátrica em comparação com os cuidados habituais sobre a incidência de psoríase e artrite psoriática.

Para esse estudo, foram selecionados 1.991 indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica (gastrectomia vertical, banda gástrica ou bypass gástrico) e 2.018 controles com obesidade de um ensaio clínico sueco. Nenhum dos participantes apresentou psoríase ou artrite psoriática no baseline.

Psoríase

Durante o follow-up de até 26 anos, a cirurgia bariátrica foi associada a uma menor incidência de psoríase em comparação com os cuidados habituais (71 casos com a cirurgia vs. 103 no grupo controle; hazard ratio = 0,65; IC de 95%: 0,47 a 0,89; p = 0,008).

Tabagismo e o tempo com obesidade foram associados de forma independente com maior risco de psoríase. Não foi detectada diferença significativa entre os três procedimentos cirúrgicos em termos de redução do risco de desenvolver a doença.

Artrite psoriática

Não foi detectada diferença significativa no risco de desenvolver artrite psoriática (número de eventos = 20 casos com a cirurgia vs. 26 no grupo controle) ao comparar a cirurgia e os grupos de controle.

Conclusão

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a cirurgia bariátrica está associada a um menor risco de desenvolver psoríase em comparação com os cuidados habituais.

Leia o artigo na íntegra nesse link.

Leia também: ‘Cirurgia bariátrica garante melhora ou prevenção da retinopatia diabética?’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Maglio, C., Peltonen, M., Rudin, A. and Carlsson, L. M.S. (2017), Bariatric Surgery and the Incidence of Psoriasis and Psoriatic Arthritis in the Swedish Obese Subjects Study. Obesity, 25: 2068–2073. doi:10.1002/oby.21955
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar