Página Principal > Endocrinologia > Cirurgia bariátrica reduz risco de psoríase cutânea
médica medindo circuferencia abdominal de paciente obeso

Cirurgia bariátrica reduz risco de psoríase cutânea

Tempo de leitura: 1 minuto.

Em artigo recente da revista Obesity, pesquisadores avaliaram o efeito da cirurgia bariátrica em comparação com os cuidados habituais sobre a incidência de psoríase e artrite psoriática.

Para esse estudo, foram selecionados 1.991 indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica (gastrectomia vertical, banda gástrica ou bypass gástrico) e 2.018 controles com obesidade de um ensaio clínico sueco. Nenhum dos participantes apresentou psoríase ou artrite psoriática no baseline.

Psoríase

Durante o follow-up de até 26 anos, a cirurgia bariátrica foi associada a uma menor incidência de psoríase em comparação com os cuidados habituais (71 casos com a cirurgia vs. 103 no grupo controle; hazard ratio = 0,65; IC de 95%: 0,47 a 0,89; p = 0,008).

Tabagismo e o tempo com obesidade foram associados de forma independente com maior risco de psoríase. Não foi detectada diferença significativa entre os três procedimentos cirúrgicos em termos de redução do risco de desenvolver a doença.

Artrite psoriática

Não foi detectada diferença significativa no risco de desenvolver artrite psoriática (número de eventos = 20 casos com a cirurgia vs. 26 no grupo controle) ao comparar a cirurgia e os grupos de controle.

Conclusão

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a cirurgia bariátrica está associada a um menor risco de desenvolver psoríase em comparação com os cuidados habituais.

Leia o artigo na íntegra nesse link.

Leia também: ‘Cirurgia bariátrica garante melhora ou prevenção da retinopatia diabética?’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Maglio, C., Peltonen, M., Rudin, A. and Carlsson, L. M.S. (2017), Bariatric Surgery and the Incidence of Psoriasis and Psoriatic Arthritis in the Swedish Obese Subjects Study. Obesity, 25: 2068–2073. doi:10.1002/oby.21955

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.