Cirurgia na coluna por endoscopia reduz tempo de recuperação

Realizada no Brasil e outros países como Estados Unidos e Alemanha, o procedimento utiliza alta tecnologia com câmera e instrumentos de proporção reduzida.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Já é uma realidade aqui no Brasil a realização de uma cirurgia na coluna por endoscopia. A técnica, estudada pelos alunos da Universidade de São Paulo (USP), é praticada com sucesso no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-RP). Realizada amplamente em países como China, Estados Unidos e Alemanha, o procedimento utiliza, em vez de bisturis e pinças, alta tecnologia com câmera e instrumentos de proporção reduzida.

“Estamos descobrindo novas indicações para essa cirurgia a cada dia. Existia em pensamento de que este procedimento era destinado somente para um grupo específico de patologias. E, com o decorrer do desenvolvimento técnico e tecnológico dos equipamentos, observamos que esse método pode ser utilizado para muitos mais do que um grupo específico de patologias na coluna e pacientes. Estamos descobrindo novas indicações a cada dia”, revela João Paulo Bergamaschi, diretor clínico da DWS Spine Clinic Center e uma das referências nacionais em Cirurgia Endoscópica da Coluna Vertebral.

No interior de São Paulo, a nova técnica chega gratuitamente aos pacientes através de um curso de pós-graduação inédito no Brasil oferecido pela Faculdade de Medicina (FMRP), em parceria com o DWS Spine Research Center.

A cirurgia de coluna por endoscopia já é realizada em clínicas e hospitais particulares no país. Alguns planos de saúde estão autorizando esse tipo de procedimento, que ainda não é obrigatório pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Já no SUS (Sistema Único de Saúde), essa técnica ainda deve demorar alguns anos para ser amplamente oferecida a toda a população brasileira. Em São Paulo, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde, já oferece o tratamento de hérnia de disco lombar por cirurgia endoscópica.

fisiatria

Cirurgia endoscópica

Segundo João Paulo Bergamaschi, a cirurgia de coluna está passando por uma transição da mesma forma que a cirurgia de joelho passou na década de 80, que a de ombro passou na década de 90 e que a de quadril passou no início do ano 2000, que é uma transição da cirurgia aberta pela de vídeo.

No método tradicional, o paciente é posicionado de bruços na mesa cirúrgica, onde recebe uma anestesia geral. Dependendo do problema a ser tratado, o tamanho do corte na coluna pode variar de 5 a 25 centímetros e, após o problema ser solucionado, o procedimento ainda demanda um trabalho de fixação em função do descolamento da musculatura dos ossos.

Já na cirurgia endoscópica, o paciente recebe apenas uma anestesia local e fica sob efeito de uma sedação leve, o que o permite acompanhar a cirurgia e dar retornos imediatos sobre os sintomas, como a ausência ou não de dor. “A vantagem de realizar a cirurgia com anestesia local e sedação é permitir uma interação imediata com o paciente, de forma que temos uma segurança maior em relação à questão neurológica”, explica Bergamaschi.

Nesta nova técnica, o corte feito para introduzir a câmera com os instrumentos automatizados possui em torno de 0,5 centímetro e o procedimento dura de 15 minutos a duas horas. Outra vantagem está no índice de complicações após a cirurgia, de 5% contra 25% da convencional.

Reabilitação rápida e com menos dor

Bergamaschi ressalta que em relação ao paciente, o principal benefício da nova técnica é a reabilitação precoce. Os pacientes sentem menos dor na reabilitação e ficam menos tempo internados. E isso impacta diretamente no custo total do tratamento. “Em relação ao tempo de internação é um procedimento basicamente ambulatorial, independente do tipo de anestesia”.

Já para os médicos, o melhor benefício é propiciar aos seus pacientes uma reabilitação mais rápida, um procedimento menos invasivo e mais moderno. E para os profissionais de saúde que desejam estar na ponta do mercado, à frente das novas técnicas e virar uma referência em uma região, e até mesmo no Brasil, é fundamental acompanhar e conhecer todos os novos procedimentos que estão surgindo por aí. “O procedimento endoscópico é, atualmente, o que existe de mais moderno e o que está atraindo a atenção dos médicos e dos pacientes em todo o mundo”, afirma o especialista.

“O Brasil, apesar de ser um país tradicionalmente que não publica muitas pesquisas e estudos internacionalmente, na prática, tem realizado procedimentos e técnicas que os países do primeiro mundo também estão fazendo. Não deixamos nada a desejar tecnicamente para os grandes centros mundiais”, destaca Bergamaschi.

Dor lombar e hérnia de disco: você sabe conduzir adequadamente?

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades