Leia mais:
Leia mais:
Estenose aórtica importante: quando preferir tratamento cirúrgico?
Histopatológico e vesícula biliar
A classe de anti-hipertensivo interfere nos níveis de PA pré-cirurgia?
Ouça o que foi destaque em cirurgia geral em 2021! [podcast]
ACSCC 2021: Os mais importantes ensaios clínicos em cirurgia

Cirurgia plástica e os cuidados de enfermagem

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A cada mudança em nossa sociedade, novos padrões de beleza são estabelecidos, aos quais os sujeitos necessitam aderir e se moldar para alcançarem anuência social. A beleza ainda é um fator que intervém no julgamento da sociedade e por este motivo o corpo pode ser visualizado como um inimigo, distanciando este indivíduo de sua vida social por dificuldade de aceitação com a própria imagem.

Leia também: Prática precoce de exercícios físicos pode beneficiar mulheres após cirurgia plástica nas mamas

Atualmente com o auxílio da mídia, o padrão de beleza corpórea é associado ao sucesso, resultando em uma incansável busca pelo corpo vigoroso e curvas delineadas, tanto instigadas pelas redes sociais. Nasce então a necessidade de substituir o corpo natural pelo corpo de  consumo midiático.

Cirurgia Plástica e os cuidados de enfermagem

O que leva à cirurgia?

De acordo com o estudo de Voese, Kleinpaul e Petry (2015), entre os principais motivos elencados para a realização de cirurgia plástica estética, as consequências relacionadas à gestação, foram as mais citadas, reforçando também que a principal população submetida a esta categoria de procedimento são mulheres.

O enfermeiro necessita estar capacitado a apresentar orientações objetivas e reais referentes a estes procedimentos, prevenindo diagnósticos de enfermagem no pós-operatório como: distúrbio da imagem corporal, risco de ansiedade e medo.

O período pré-operatório é importante para constituir uma relação de confiança, onde o paciente poderá compreender alguns possíveis desconfortos gerados através do procedimento cirúrgico e ter seus níveis de stress e ansiedade reduzidos. As considerações referentes ao período transoperatório estão relacionadas à segurança do paciente e prevenção de complicações pós-operatórias correlacionadas a um possível preparo pré-operatório inadequado.

O olhar da equipe de enfermagem, para este perfil de paciente, deve estar atento já na sala de recuperação pós-anestésica (SRPA), pois é comum a presença de dor e sua intensidade depende de fatores fisiológicos, psicossociais, técnica executada, enfermidades prévias, localidade e tipo de incisão, além da presença de drenos e/ou cateteres que podem promover importante desconforto.

Check-list

O check-list de cirurgia segura deve ser rigorosamente seguido e nos procedimentos onde será implantado material sintético, é importante que a instituição possua um processo rastreável do inicio ao fim, garantindo a procedência segura do material. A qualquer sinal de processo infeccioso no pós-operatório, a equipe de enfermagem deve acionar o cirurgião e instituir antibioticoterapia pelo tempo que julgar necessário e/ou conforme protocolo institucional.

Saiba mais: Simuladores 3D ajudam a planejar cirurgias plásticas: você sabe como funciona?

Estudos indicam que cirurgias com tempo elevado, podem levar a uma maior perda sanguínea e consequentemente maior possibilidade de transfusão de hemocomponentes. Este fator pode contribuir de maneira significativa para o aumento das complicações pós-operatórias.

Em contrapartida, condutas como instituição de medidas mecânicas antitrombóticas, como por exemplo, o uso de meias elásticas, deambulação precoce e bom preparo prévio, podem reduzir o surgimento das complicações supracitadas.

Evidencia-se então que é necessário amparo emocional em todas as etapas do processo cirúrgico, educação em saúde para pacientes e familiares a fim de proporcionar uma melhor transição para o ambiente extra-hospitalar e qualidade da assistência focada na segurança através do atendimento oferecido da equipe multiprofissional.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Santo PRQE, et al. Mamoplastia: passos para uma cirurgia segura. Evidências da literatura. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica [online]. 2021;36(3). #Rosa SC, et al. Anthropometric and clinical profiles of post-bariatric patients submitted to procedures in plastic surgery. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões [online]. 2018;45(02). #Melo B, Rosendo F. O consumo da cirurgia plástica através da vaidade. Cadernos Cajuína. 2017;3(2):102-112. #Leopoldino MAA. Assistência de enfermagem no centro cirúrgico qualificada pela educação permanente. 2016. 55 f. Trabalhos de Conclusão de Curso (Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde)-Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2016. #Voese CF, Kleinpaul WV, Petry AR. Cirurgia plástica estética : experiências sobre (re)construções corporais e implicações para enfermagem. Rev Rene. Fortaleza. 2015;16(2):185-93. #Santos NP, et al. Avaliação do nível de dor em pacientes submetidos a cirurgias plásticas estéticas ou reparadoras. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica [online]. 2012;27(2).
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.