Leia mais:
Leia mais:
Albumina na cirrose hepática: usos além da função de coloide
Uso de pessário associado a progesterona para prevenção de partos prematuros
Psicofobia: O que podemos fazer para que haja mudança social?
Ministério da Saúde lança campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti
Quiz: Criança de 40 semanas e três dias apresenta “galo” na cabeça. Qual o diagnóstico?

Classificando antibióticos na lista essencial de medicamentos da OMS

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Otimizar o uso de antibióticos é uma prioridade da estratégia global de combate à resistência antimicrobiana. Guias de uso de antimicrobianos devem ser desenvolvidos para atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (saúde e bem estar), permitindo acesso universal à segurança, efetividade e qualidade.

Melhorar a prescrição global é assunto complexo, que requer alvos pragmáticos a curto prazo, objetivos a longo prazo ambiciosos e expectativas realistas. Não é fácil identificar objetivos específicos para intervenção. Definir quais antibióticos devem ser o foco, em diferentes níveis, é uma prioridade mundial.

A última revisão completa foi realizada em 2001. Para a atualização de 2017 da EML (lista essencial de medicamentos), revisões para usos específicos em infecções foram encomendadas pela OMS. Os antibióticos foram classificados em três grupos:

  • Acess
  • Watch
  • Reserve

Para melhorar o acesso a terapia efetiva, o comitê designou primeiramente o grupo Acess, englobando primeiras e segundas escolhas para tratamento empírico de vinte e uma síndromes clínicas mais comuns ou severas.

O grupo Watch inclui classes consideradas consideradas como tendo maior toxicidade ou resistência, em comparação ao primeiro grupo.

O grupo Reserve inclui antibióticos que devem ser reservados como últimas opções. Devem ser usados quando necessários em pacientes selecionados.

Muitas limitações são associadas a essa classificação. Não foram incluídas todas as classes de antibióticos. Existe uma fraca evidência para classificar antibióticos ou classes nessas categorias. Entretanto, a classificação AWAre pode ser introduzida para ajudar a estimar o uso relativo de antibióticos de amplo espectro, avaliando efeitos de intervenção e definindo objetivos para melhorar qualidade.

Veja a tabela completa abaixo:

Fonte: http://www.thelancet.com/journals/laninf/article/PIIS1473-3099(17)30724-7/fulltext

Autor:

 

 

 

 

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.