Página Principal > Colunistas > Code blue: 2 minutos por uma vida!
estetoscopio sobre um eletrocardiograma

Code blue: 2 minutos por uma vida!

Tempo de leitura: 2 minutos.

Muitos profissionais de saúde estão acostumados com expressões que definem o caráter da situação em uma emergência médica representada por cores ou números de categorização. Na maioria dos hospitais, code blue se refere à necessidade imediata de uma ressuscitação cardiopulmonar ou iminência da mesma em um paciente. Entretanto, a expressão pode ser aplicada a diversos setores da vida cotidiana.

Na carreira profissional, por exemplo, um code blue pode significar uma mudança de atitudes ou adaptabilidade para sobreviver às exigências do mercado, introdução de novas tecnologias e capacidade de se reinventar a cada dia. Mas voltemos às emergências médicas… Se pensarmos que a ativação de um code pode mudar a trajetória de uma vida, vamos começar a aplicá-la nas primeiras 72 horas de cada recém-nascido.

Veja também: ‘Reanimação em sala de parto de recém‐nascidos pré‐termo extremos’

Ficou confuso? Vamos ser mais claros!

Essas são as horas cruciais para a adaptação à vida extrauterina. Situações fisiológicas, como o fechamento do ducto arterioso (canal arterial), podem determinar mudanças circulatórias que, em condições anatômicas desfavoráveis, promovem a completa interrupção do fluxo sanguíneo local. À despeito da diversidade e complexidade das cardiopatias congênitas obstrutivas, o rastreio das formas graves e obstrutivas pode ser realizado de forma simples e eficaz através do chamado teste de oximetria, popularizado como teste do coraçãozinho. O teste consiste em uma medida da oximetria de pulso por 1 minuto no membro superior direito e um dos membros inferiores para que seja detectada diferença de oxigenação entre a circulação pré- e pós-ductal. Dessa forma, é possível determinarmos a necessidade de uma avaliação cardiológica de emergência considerando que as cardiopatias congênitas constituem a importante causa de morte no período neonatal.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Aplique, ensine, divulgue! Desde 2014, o Ministério da Saúde instituiu como prática obrigatória nas maternidades públicas e privadas de todo país (Portaria nº 20/2014). Cheque abaixo a interpretação no fluxograma da Sociedade Brasileira de Pediatria e ajude a acionar, a cada nascimento, um code blue em favor da vida! Para solicitar orientações e treinamento profissional, entre em contato com a sociedade de Pediatria de seu estado.

Autora:

Referência:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.