Cofen aprova resolução que regulamenta Enfermagem em Saúde Mental

Foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução Cofen, que aprova a norma técnica para atuação da equipe de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução Cofen 599/2018, que aprova a norma técnica para atuação da equipe de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. A resolução foi pactuada durante a 508ª Reunião Ordinária de Plenária e já está em vigor.

O documento propõe que para a atuação da equipe de enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria, o enfermeiro deverá, preferencialmente, ter pós-graduação em Saúde Mental, Enfermagem Psiquiátrica ou Atenção Psicossocial, de acordo com a legislação educacional brasileira.

A atuação da enfermagem é imprescindível para a promoção, prevenção, manutenção e reabilitação em saúde mental. Diversas portarias do Ministério da Saúde respaldam o trabalho do enfermeiro na área.

A resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) traz parâmetros para uma assistência de enfermagem segura e humanizada, proporcionando segurança jurídica à categoria.

saude mental

Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental

Recentemente, o plenário do Cofen também aprovou a criação da Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental, que busca melhorar a assistência e a formação necessária aos profissionais de enfermagem que atuam na área, subsidiando o plenário em decisões e normativas.

A criação da Comissão Nacional de Enfermagem e Saúde Mental busca consolidar com evidência as práticas avançadas em enfermagem, além de assegurar a autonomia profissional e a qualidade da assistência no Brasil.

Objetivos da enfermagem em relação aos pacientes portadores de doença mental

Os objetivos da enfermagem em relação aos pacientes portadores de doença mental devem ser a promoção de ações terapêuticas voltadas para identificar e auxiliar na recuperação do paciente em sofrimento psíquico, visando à reabilitação de suas capacidades físicas e mentais, respeitando as suas limitações e os seus direitos de cidadania.

Entretanto, promover o cuidado a um paciente em sofrimento mental requer conhecimento específico que proporcione uma resposta positiva do paciente. Entender, conhecer, discutir e estabelecer um relacionamento terapêutico nos transtornos mentais é uma experiência única, capaz de instigar sentimento de plenitude, sendo possível, e proporcionado por estas disciplinas.

O enfermeiro em sua formação é capacitado a se relacionar de forma favorável com a família do paciente que assiste. A informação é ferramenta indispensável para a interação, além do acompanhamento em domicílio, quando propício. A identificação de fatores estressantes no ambiente domiciliar fornece recursos para uma intervenção direcionada nesse campo de atuação específica.

No caso do enfermeiro, atuando ou não com práticas de saúde mental, o desafio imposto é cada vez mais difícil, o que implica na capacidade de uma atuação eficaz juntamente com os outros profissionais, mas não deles dependentes.

O ensino deverá avançar na constituição do saber/fazer: responsabilizar-se pela pessoa e família que se cuida; viver juntos e fortalecer as interações entre trabalhadores/gestores/usuários; acolhimento da pessoa que sofre mentalmente, em espaços que cuidem do sujeito; e, sobretudo, no ser autônomo e responsável pela formação continuada.

É fundamental visualizar o comprometimento emocional e mental do paciente no processo do adoecer seja por um transtorno psiquiátrico ou não, tanto para o enfermeiro quanto para o estudante, pois serve de subsídio para otimizar o cuidado na enfermagem em saúde mental.

As atribuições do enfermeiro nas unidades básicas de saúde

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades