COMECC19: como realizar a assistência à PCR no paciente com Covid-19?

Hoje está ocorrendo o Congresso Online de Medicina de Emergência contra o Covid-19 (COMECC19) e a PEBMED está fazendo a cobertura. Veja sobre PCR.

Hoje está ocorrendo o Congresso Online de Medicina de Emergência contra o Covid-19 (COMECC19) e a PEBMED está fazendo a cobertura das palestras aqui no portal. Fique ligado!

paciente com PCR na Covid-19

PCR no paciente com Covid-19

As recomendações da palestra realizada por Hélio Penna foram baseadas nas publicações da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia.

Em primeiro lugar, o palestrante ressalta que na assistência à PCR é fundamental que haja a proteção da equipe, que deve estar paramentada. PCR é um dos procedimentos que mais gera aerossol. Para que a equipe esteja segura, todo paciente suspeito de Covid-19 deve ser sinalizado na internação e no intra-hospitalar. Outro ponto importante é que os kits de paramentação fiquem acessíveis nos carrinhos de parada, principalmente quando a parada é fora das coortes Covid.

É importante que a tomada de decisão para iniciar a ressuscitação continue sendo realizada com ela tradicionalmente já é feita. Deve-se atentar aos pacientes que se enquadram em diretivas de não ressuscitação. Tudo deve estar devidamente registrado em prontuário.

Com relação ao número de pessoas que atendem à PCR, não é recomendado o número 6. Eles orientam menos pessoas (5 no total) para reduzir a contaminação da equipe.

cadastro portal

Que algoritmos de PCR usar?

Os mesmos que já usamos para os pacientes não Covid, como o da American Heart Association, Sociedade Europeia de Ressuscitação. Sendo assim: deve-se determinar a ocorrência da parada, checar pulso, chamar ajuda e iniciar as compressões. O que muda é que deve-se garantir a via aérea o mais breve possível. Isso por dois motivos principais: isolar a via aérea (reduzir contaminação) e resolver a hipoxemia (uma das principais causas de PCR). Caso não consiga intubar, pensar em usar dispositivo extraglótico, ou até mesmo colocar uma máscara ou pano sobre boca e nariz do paciente para reduzir a aerossolização.

Não é recomendada a ventilação com bolsa-válvula-máscara. Caso isso seja extremamente necessário, deve-se ter alguém só para vedar a máscara e usar um filtro HEPA.

Os ritmos de parada devem ser identificados e podem ser chocáveis (hipoxemia, distúrbios metabólicos) e não chocáveis (por exemplo, pelo aumento do QT por cloroquina/hidroxicloroquina).

Para tentar a intubação, deve-se iniciar com videolaringoscopia, para aumentar as chances de intubar na primeira tentativa e reduzir a exposição da equipe. Caso haja falência de duas tentativas de intubação, pode-se autorizar dispositivos extra-glóticos, de preferência algum que permita a intubação na sequência, como a máscara laríngea fast track.

Alguns serviços têm utilizado a máscara cirúrgica mesmo após a passagem do dispositivo extra-glótico para isolar a via aérea.

PCR em paciente em ventilação mecânica

Alguns ventiladores têm um dispositivo chamado RCP/PCR e automaticamente, após apertar, o ventilador já se programa para a PCR. Caso não haja este botão, deve ter algum profissional para programar o ventilador.

Que parâmetros colocar? FIO2 100% ; Volume 6ml/kg ; Ti: 1 ; FR: 10; PEEP 0; alarme de pressão em 60cmH2: alarmes de volume minuto máximo e mínimo em cada aparelho; alarme de tempo de apneia de 60s; Sensibilidade//trigger: ajustar para o menos sensível (“mais difícil”)

PCR em posição prona

A recomendação é despronar, assim que possível. Caso não seja possível despronar imediatamente, deve-se iniciar o atendimento com compressão interescapular.

Como avaliar a qualidade da compressão? Capnografia (> 10 mmHg) e PAM diastólica (> 20 mmHg).

Para chocar, priorizar as pás adesivas.

Take-home message na assistência à PCR em COVID:

  1. Atenção à proteção da equipe.
  2. Prioridade maior à via aérea invasiva.
  3. Manter a ventilação mecânica com ajustes nos parâmetros no ventilador.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.