Leia mais:
Leia mais:
Como a alimentação pode influenciar no sistema imune infantil?
Saiba os riscos do ceratocone e como o Whitebook pode ajudar com o tema nesta entrevista
Método BLW: é a melhor opção para prevenção da obesidade?
Dieta inadequada na gestação pode predispor à obesidade infantil?
Dieta vegana: estudo mostra que o metabolismo é remodelado em crianças

Como a alimentação influencia no funcionamento da nossa visão

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para o bom funcionamento de todo organismo, incluindo o olho e a visão. Vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos graxos são muito importantes para o funcionamento adequado dos olhos.

Dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a maioria absoluta de nossa população tem níveis insuficientes de vitaminas D, A, C e E, assim como de cálcio e magnésio. O déficit é comum em todas as faixas etárias. Uma alimentação saudável auxilia na prevenção de doenças como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), catarata e síndrome do olho seco.

Relação das vitaminas com a visão

A vitamina A tem relação estreita com a visão. É bem provável que você já tenha ouvido que comer cenoura é bom para o olho. A cenoura, além dessa vitamina, conta com uma quantidade generosa de betacaroteno, tornando-a uma verdadeira aliada contra prevenção de doenças oculares. Outras vitaminas, como a vitamina C, encontrada em frutas cítricas, e a vitamina E, encontra em frutos como a amêndoa e o amendoim, e ainda na gema do ovo, tem grande papel antioxidante combatendo os radicais livres e o envelhecimento dos olhos.

Leia mais: Suplementação de ômega 3 e qualidade da visão

A Luteína é um carotenoide importante na prevenção de doenças da visão. Não é produzido pelo nosso organismo, por isso, precisamos obtê-la através de ingestão de alimentos como couve, brócolis e espinafre. Já o ômega -3, devido sua concentração de ácido graxo, auxilia na lubrificação e na prevenção de síndrome do olho seco.

Além disso, segundo pesquisa realizada na Universidade de Melbourne, altas doses dessa gordura são encontradas na retina e precisam ser constantemente renovadas, porque o déficit dela pode favorecer o aparecimento de doenças como a DMRI. Pode ser encontrado em peixes como o salmão e o atum. Já, minerais como o zinco, presentes nas ostras e em algumas carnes, são importantes para que o nosso organismo absorva corretamente os nutrientes e vitaminas.

Conclusão

Assim, é importante ingerir alimentos frescos e de cores variadas. Quanto mais cores, maior a diversidade de vitaminas e minerais e mais benefícios para a saúde ocular. Já a formiga da vovó pode esquecer, é crendice, elas não fazem bem para os olhos.

Autor: 

Referências:

  • Ham WT, Jr., Mueller HA, Sliney DH. Retinal sensitivity to damage from short wavelength light. Nature 1976;260(5547):153-5.
  • Veja Bem. CBO em Revista, 20, ano 07, 2019.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.