Leia mais:
Leia mais:
Covid-19: Quais os melhores testes diagnósticos para identificar o SARS-CoV-2?
Teste na saliva seria uma boa opção para diagnóstico de Covid-19?
Covid-19: portaria torna obrigatória notificação de resultados de testes
Covid-19: número real de casos é superior a 1,6 milhão no Brasil, estimam pesquisadores

Como analisar a efetividade dos testes diagnósticos?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Estima-se que, atualmente, cerca de 70% das decisões médicas são baseadas nos resultados de exames complementares. Esse dado, por si só, já demonstra a importância e utilidade dos testes diagnósticos em toda a cadeia de saúde, já que eles auxiliam o raciocínio clínico sob diferentes aspectos, como da prevenção, diagnóstico, tratamento, acompanhamento e prognóstico de condições clínicas.

Dessa forma, para uma segura e adequada prática médica, é imprescindível saber avaliar criteriosamente a efetividade de um determinado exame.

Urinálise: fatores pré-analíticos a serem considerados

testes diagnósticos

Acurácia, utilidade clínica e benefício

Existem, basicamente, três componentes da efetividade dos testes diagnósticos que devem ser sempre observados:

Acurácia: faz-se necessário estabelecer se um determinado teste pode ser usado, de forma acurada, para diagnosticar uma condição clínica (detectar ou medir uma quantidade do analito). Na prática clínica, a acurácia de um exame pode ser determinada utilizando a sua sensibilidade (taxa de verdadeiros positivos) e especificidade (taxa de verdadeiros negativos);

Utilidade clínica: uma vez definido que o teste é suficientemente acurado para a finalidade que se propõe, o efeito do resultado do exame para o desfecho clínico deve ser observado. Ou seja, o resultado obtido deve subsidiar uma informação/interpretação clínica que seja relevante para o médico/paciente.

Benefício para o paciente: quando da análise da utilidade de um exame, também deve ser levada em consideração, avaliando caso a caso, se há algum benefício (mesmo que subjetivo) para o paciente. Mesmo que um teste diagnóstico não influencie diretamente no que o médico faça (ou poderia fazer) para o paciente, a depender da situação (ex.: saber o seu diagnóstico, mesmo que a doença seja incurável, sem tratamento disponível), pode fazer com que o paciente e sua família se beneficiem de alguma maneira dessa informação.

Leia também: Existe diferença entre a dosagem de BNP e NT-próBNP?

Mensagem final

Uma análise criteriosa de como se avaliar a efetividade de um teste diagnóstico faz parte da boa prática médica. Nesse sentido, a solicitação de um exame laboratorial, embora, à primeira vista, possa parecer simples, traz consigo uma alta carga de complexidade.

Por mais tecnicamente acurado o teste seja, a interpretação do resultado deve ser sempre realizada à luz do contexto clínico do paciente, já que, sem essa correlação clínica, o resultado encontrado pode não ter significância clínica.

Sem dúvida, a acurácia e a utilidade clínica são parâmetros cruciais para se determinar o valor diagnóstico de um exame. Entretanto, para se alcançar a verdadeira efetividade de um teste, é importante entender que o seu valor pode ir além dos seus desfechos clínicos, levando em consideração, em um sentido mais amplo, o seu benefício aos pacientes.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Kennedy AG. Evaluating the Effectiveness of Diagnostic Tests. JAMA. Published online March 18, 2022. doi:10.1001/jama.2022.4463.  # Kennedy  AG.  Evaluating diagnostic tests. J Eval Clin Pract. 2016;22(4):575-579. doi:10.1111/jep.12541  # Maya GC. Valores ajustados no laboratório clínico: de la teoría a la práctica. Medicina & Laboratorio. 2011; 17: 331-50.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.