Como auxiliar seu paciente com os cuidados do diabetes?

A endocrinologista e conteudista do Whitebook Juliane Braziliano destaca os cuidados que o paciente com diabetes deve ter. Saiba mais!

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

De acordo com a International Diabetes Federation, o número de pacientes com diabetes no Brasil, em 2017, era de 12,5 milhões, fazendo com que o país ficasse em 4º lugar entre os 10 países com mais pessoas com diabetes. A estimativa para 2045 é de 20,3 milhões.

Os cuidados com o diabetes são importantes no tratamento e, por isso, o Blog do Whitebook vai abordar o tema neste post.

A endocrinologista e conteudista do aplicativo médico número 1 do país Juliane Braziliano destaca alguns pontos que o médico deve orientar ao paciente:

  • Reforçar mudança do estilo de vida, recomendando atividade física e acompanhamento com nutricionista (150 minutos de exercícios moderados na semana e a conduta nutricional são fundamentais);
  • Acompanhamento regular com endocrinologista, pelo menos, de forma trimestral;
  • Avaliação das complicações macro e microvasculares do diabetes mellitus (DM), principalmente nefropatia, retinopatia e neuropatia diabéticas;
  • Sempre atentar para as contraindicações/indicações dos antidiabéticos orais, visando entender qual a melhor medicação para o perfil do paciente.

O sucesso do tratamento depende quase que exclusivamente do comprometimento do paciente e, por isso, ele deve receber essas instruções a fim de melhorar a qualidade de vida e a sobrevida.

A pessoa precisa entender a doença, os riscos de complicações em longo prazo, os sintomas de hipoglicemia e a relação entre dieta e exercícios com os níveis séricos de glicose e insulina, além de ser alertado quanto ao ganho de peso com a reposição de insulina, o que pode prejudicar a adesão ao tratamento, particularmente em mulheres.

Cuidados do paciente com diabetes

Acompanhamento do paciente

Nas consultas, atente-se para:

  • Peso (e altura em crianças e adolescentes);
  • Pressão arterial;
  • Funções renal e tireoidiana;
  • Perfil lipídico;
  • Pele nos locais de aplicação de insulina e medição de glicemia capilar;
  • Além das avaliações oftalmológica e neurológica.

Antes de mudar o esquema de insulina de um paciente baseando-se na monitoração da glicemia capilar, é útil rever a forma como o paciente está fazendo tal monitoração. As medições devem ser feitas de 4 a 7 vezes por dia, durante várias semanas, e as refeições também devem ser registradas.

Indicações de internação: Internação hospitalar em pacientes com DM é indicada apenas diante de complicações agudas, como cetoacidose diabética e estado hiperosmolar hiperglicêmico, ou em quadros de infecção complicados. 

Leia também: O manejo da diabetes na doença renal crônica: alvos e insulina

O Whitebook tem vários conteúdos sobre diabetes para te ajudar na tomada de decisão e na orientação ao paciente. Confira alguns:

Além dos temas acima, as novas categorias do Whitebook, Decision Tracks e Clinical Drops, contemplam fluxograma interativo e vídeo sobre diabetes:

Gostou do post? Continue acompanhando o blog para saber mais sobre os nossos temas. 😊

Coautora: Juliane Braziliano, endocrinologista e clínica médica.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Feliz Ano Novo! ✨

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades