Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?
Cadastrar GrátisJá tem cadastro? Faça seu login
Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED
Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
A medição da gravidade do delirium tem sido reconhecida como altamente relevante para monitorar o prognóstico e a resposta ao tratamento, além de estimar os cuidados de pacientes durante e após a hospitalização. Ao invés de simplesmente classificar dicotomicamente o delirium como presente ou ausente, a quantificação de sua gravidade pode permitir o desenvolvimento e o monitoramento de abordagens de tratamento mais eficazes para a condição.
Dessa forma, com o objetivo de apresentar uma revisão abrangente dos instrumentos para avaliação da gravidade do delirium, Jones et al. conduziram uma revisão sistemática acerca dos estudos de validação original dos equipamentos mais usados para este fim e selecionaram um grupo de instrumentos considerados de primeira linha.
Esta revisão sistemática foi realizada utilizando as seguintes bases de dados: Embase, PsycINFO, PubMed, Web of Science e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Foram selecionados estudos publicados no período de 1º de janeiro de 1974 a 31 de março de 2017, utilizando as palavras-chave delirium, severity, tests, measures, e intensity. Foram incluídos artigos originais sobre a avaliação da gravidade do delirium utilizando um instrumento de gravidade específico. Pelo menos dois revisores concluíram, de forma independente, cada etapa do processo de revisão. Todas as discrepâncias entre avaliadores foram resolvidas em um consenso.
Leia mais: Conheça novas recomendações da diretriz para Dor, Sedação e Delirium
Dos 9.409 artigos identificados, 228 foram submetidos à revisão completa do texto. Foram identificados 42 instrumentos diferentes para a avaliação da gravidade do delirium. Destes 42 instrumentos, 11 eram instrumentos multidomínio específicos que forneciam uma classificação quantitativa da gravidade do delirium; estes instrumentos foram submetidos a uma revisão metodológica da qualidade. Aplicando critérios pré-especificados relacionados à frequência de uso, qualidade metodológica, validade de construção ou preditiva e ampla cobertura de domínio, um grupo de especialistas aplicou um processo iterativo Delphi modificado, selecionando seis instrumentos de alta qualidade que atendiam a estes critérios.
São eles: Confusion Assessment Method–Severity Score, Confusional State Examination, Delirium-O-Meter, Delirium Observation Scale, Delirium Rating Scale e Memorial Delirium Assessment Scale. Estes seis instrumentos identificados podem permitir a medição precisa da gravidade do delirium para melhorar o atendimento clínico de pacientes com esta condição.
É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!
Autor:
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença ⦁ Residência médica em Pediatria pelo Hospital Federal Cardoso Fontes ⦁ Residência médica em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Saúde Materno-Infantil (UFF) ⦁ Doutora em Medicina (UERJ) ⦁ Aperfeiçoamento em neurointensivismo (IDOR) ⦁ Médica da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da UERJ ⦁ Professora de pediatria do curso de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques ⦁ Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Pediatria do IDOR no Rio de Janeiro ⦁ Acompanhou as UTI Pediátrica e Cardíaca do Hospital for Sick Children (Sick Kids) em Toronto, Canadá, supervisionada pelo Dr. Peter Cox ⦁ Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) ⦁ Membro do comitê de sedação, analgesia e delirium da AMIB e da Sociedade Latino-Americana de Cuidados Intensivos Pediátricos (SLACIP) ⦁ Membro da diretoria da American Delirium Society (ADS) ⦁ Coordenadora e cofundadora do Latin American Delirium Special Interest Group (LADIG) ⦁ Membro de apoio da Society for Pediatric Sedation (SPS) ⦁ Consultora de sono infantil e de amamentação.
Referências:
JONES, Richard N. et al.Assessment of Instruments forMeasurement of Delirium Severity A Systematic Review. JAMAInternal Medicine