Página Principal > Colunistas > Como avaliar instrumentos para medição da gravidade do delirium?
delirium

Como avaliar instrumentos para medição da gravidade do delirium?

Tempo de leitura: 2 minutos.

A medição da gravidade do delirium tem sido reconhecida como altamente relevante para monitorar o prognóstico e a resposta ao tratamento, além de estimar os cuidados de pacientes durante e após a hospitalização. Ao invés de simplesmente classificar dicotomicamente o delirium como presente ou ausente, a quantificação de sua gravidade pode permitir o desenvolvimento e o monitoramento de abordagens de tratamento mais eficazes para a condição.

Dessa forma, com o objetivo de apresentar uma revisão abrangente dos instrumentos para avaliação da gravidade do delirium, Jones et al. conduziram uma revisão sistemática acerca dos estudos de validação original dos equipamentos mais usados para este fim e selecionaram um grupo de instrumentos considerados de primeira linha.

Esta revisão sistemática foi realizada utilizando as seguintes bases de dados: Embase, PsycINFO, PubMed, Web of Science e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Foram selecionados estudos publicados no período de 1º de janeiro de 1974 a 31 de março de 2017, utilizando as palavras-chave delirium, severity, tests, measures, e intensity. Foram incluídos artigos originais sobre a avaliação da gravidade do delirium utilizando um instrumento de gravidade específico. Pelo menos dois revisores concluíram, de forma independente, cada etapa do processo de revisão. Todas as discrepâncias entre avaliadores foram resolvidas em um consenso.

Leia mais: Conheça novas recomendações da diretriz para Dor, Sedação e Delirium

Dos 9.409 artigos identificados, 228 foram submetidos à revisão completa do texto. Foram identificados 42 instrumentos diferentes para a avaliação da gravidade do delirium. Destes 42 instrumentos, 11 eram instrumentos multidomínio específicos que forneciam uma classificação quantitativa da gravidade do delirium; estes instrumentos foram submetidos a uma revisão metodológica da qualidade. Aplicando critérios pré-especificados relacionados à frequência de uso, qualidade metodológica, validade de construção ou preditiva e ampla cobertura de domínio, um grupo de especialistas aplicou um processo iterativo Delphi modificado, selecionando seis instrumentos de alta qualidade que atendiam a estes critérios.

São eles: Confusion Assessment Method–Severity Score, Confusional State Examination, Delirium-O-Meter, Delirium Observation Scale, Delirium Rating Scale e Memorial Delirium Assessment Scale. Estes seis instrumentos identificados podem permitir a medição precisa da gravidade do delirium para melhorar o atendimento clínico de pacientes com esta condição.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

JONES, Richard N. et al.Assessment of Instruments forMeasurement of Delirium Severity A Systematic Review. JAMAInternal Medicine

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.