Como é a abordagem da ginecomastia?

A ginecomastia é um aumento benigno do tecido mamário masculino. Gynae significa “mulher” e mastos significa “mama” em grego. Saiba mais:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A ginecomastia é um aumento benigno do tecido mamário masculino. Gynae significa “mulher” e mastos significa “mama” em grego. Pode ser definida como a presença de> 2 cm de tecido mamário palpável, firme, subareolar e ductal. A ginecomastia é comum e acredita-se que esteja presente em pelo menos um terço dos homens ao longo de sua vida. Ginecomastia verdadeira refere-se ao aumento do tecido glandular, em vez de deposição de tecido adiposo. O aumento da mama devido ao depósito de gordura na área da mama é conhecido como pseudoginecomastia .

A ginecomastia está presente em 60 a 90% dos recém-nascidos e geralmente se resolve espontaneamente dentro de algumas semanas. A maioria dos meninos na puberdade desenvolve ginecomastia e, aos 14 anos, 60% dos meninos têm ginecomastia. Mas isso também resolve na maioria dos casos dentro de alguns meses e aos 19 anos de idade, a prevalência é de 5 a 15% apenas.

A ginecomastia está presente em 33% a 41% dos homens com idade entre 25 e 45 anos e em 55% a 60% dos homens com mais de 50 anos. A ginecomastia está fortemente correlacionada com a presença de obesidade. Em um grupo não selecionado de homens hospitalizados, a ginecomastia foi encontrada em 12% ou menos de homens com índice de massa corporal abaixo de 19 kg / m 2, enquanto mais de 80% dos homens com índice de massa corporal acima de 25 kg / m 2 tinham ginecomastia. A ginecomastia foi encontrada em 45% a 50% dos homens em estudos de autópsia.

Causas

Neonatal: Este é o resultado do estrogênio materno e a ginecomastia resolve após algumas semanas.
Puberal: Isso é comum por volta dos 14 anos, pode ser unilateral e sensível. Resolve espontaneamente dentro de 1 a 2 anos.

Senil: À medida que a idade avança, ocorre diminuição no nível de testosterona, o que dá origem à ginecomastia.
Falta de testosterona: Ausência congênita de testículos – Existem baixos níveis de testosterona com níveis normais de estradiol, e os pacientes experimentam ginecomastia severa, resistência a andrógenos, síndrome de Klinefelter (síndrome XXY) está associada à ginecomastia em 80% dos casos ( homens com síndrome de Klinefelter têm um risco aumentado de câncer de mama) orquite viral, castração, doença renal e diálise.

Leia maisCirurgia plástica em adolescentes: o que devemos considerar

Aumento dos níveis de estrogênio: pode ser devido a tumores testiculares (por exemplo, tumor de células de Leydig) que secretam estradiol, tumores produtores de gonadotrofina coriônica humana (hCG): Coriocarcinoma, outras neoplasias incluem: câncer de pulmão, carcinoma gástrico, carcinoma de células renais e hepatoma, tumores adrenocorticais e linfoma, hermafroditismo, hiperplasia adrenal congênita, doença hepática ou cirrose, hipertireoidismo, obesidade, estresse extremo, síndrome de excesso de aromatase.

Induzida por drogas: Várias drogas foram implicadas. Inibidores da síntese de testosterona: e. metronidazol, cetoconazol, espironolactona, agonistas do hormônio liberador de gonadotrofina como leuprolide e goserelina, inibidores da ação da testosterona: ciproterona, flutamida, bicalutamida, finasterida, dutasterida, antagonistas do receptor H2, inibidores da bomba de prótons e maconha, andrógenos causando altos níveis de estrogênio: esteroides anabolizantes, terapia de reposição excessiva de testosterona.Medicamentos que aumentam os níveis de prolactina: Antipsicóticos, antidepressivos tricíclicos, metoclopramida e verapamil.

Antiretrovirais: O mecanismo exato pelo qual os antiretrovirais causam a ginecomastia é desconhecido. Muitas vezes apresenta-se como ginecomastia unilateral e sensível. Outros: Amiodarona, isoniazida, metildopa, diazepam, bloqueadores dos canais de cálcio, inibidores da enzima conversora de angiotensina, álcool, anfetaminas, hormônio de crescimento, isoniazida, teofilina e heroína.

Causas variadas: Diabetes mellitus tipo 1 de longa duração, doença crônica, lesão da medula espinhal e trauma Idiopático: Nenhuma causa óbvia encontrada em 25% dos casos. Nem sempre fica claro o que causa a ginecomastia durante a metade da vida. Ainda com o avançar da idade, os níveis de testosterona no sangue diminuem e o equilíbrio hormonal muda, favorecendo um aumento do nível de estrogênio. Esses fatores provavelmente explicam a maioria dos casos de ginecomastia “idiopática”.

Classificação

A ginecomastia mostra uma gradação de tipos clínicos que variam de protrusão areolar simples a mamas com aparência feminina. As principais características clínicas que caracterizam a ginecomastia são edema mamário, aumento do diâmetro areolar, presença de sulco inframamário anômalo, ptose glandular e redundância cutânea. Essa classificação clínica é simples e rigorosa e leva em consideração as diferentes relações entre os componentes estruturais da mama, em particular, o sulco inframamário e o CAP, que é o divisor de águas entre formas leves e formas graves.

Sinais e sintomas

A ginecomastia é geralmente bilateral, mas os pacientes podem apresentar achados assimétricos ou unilaterais .À palpação encontramos um tecido endurecido retro mamário e mável. Importante o diagnóstico diferencial com câncer de mama. Suspeita de câncer de mama em homens são: aumento unilateral, tecido mamário duro ou irregular, aumento rápido, início recente, massa fixa ou anormalidades na pele, tamanho > 5 cm, linfadenopatia axilar

Tratamento

O tratamento da ginecomastia nem sempre é necessário. Depende de sua causa, duração e gravidade e se causa dor ou desconforto. Como a ginecomastia transitória ocorre durante a puberdade, geralmente se resolve sozinha sem tratamento dentro de 3 anos em 90% dos casos, nenhum tratamento ativo é necessário. No entanto, mamas com mais de 4 cm de diâmetro podem não regredir completamente.

Se os medicamentos são a causa da ginecomastia, interromper a droga agressora pode ser eficaz na redução da ginecomastia. O tratamento de qualquer condição médica subjacente também é importante. Ambos, medicamentos e cirurgia são utilizados com sucesso para tratar a ginecomastia dependendo da etiologia.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Johnson RE, Murad MH. Gynecomastia: Pathophysiology, evaluation, and management. Mayo Clin Proc 2009;84:1010-5.
  • Dickson G. Gynecomastia. Am Fam Physician 2012;85:717-22.
  • Cuhaci N, Polat SB, Evranos B, Ersoy R, Cakir B. Gynecomastia: Clinical evaluation and management. Indian J Endocrinol Metab 2014;18:150-8.
  • Koshy JC, Goldberg JS, Wolfswinkel EM, Ge Y, Heller L. Breast cancer incidence in adolescent males undergoing subcutaneous mastectomy for gynecomastia: Is pathologic examination justified? A retrospective and literature review. Plast Reconstr Surg 2011;127:1-7.
  • Widmark A, Fosså SD, Lundmo P, Damber JE, Vaage S, Damber L, et al. Does prophylactic breast irradiation prevent antiandrogen-induced gynecomastia? Evaluation of 253 patients in the randomized Scandinavian trial SPCG-7/SFUO-3. Urology 2003;61:145-51.
  • Jones DJ, Holt SD, Surtees P, Davison DJ, Coptcoat MJ. A comparison of danazol and placebo in the treatment of adult idiopathic gynaecomastia: Results of a prospective study in 55 patients. Ann R Coll Surg Engl 1990;72:296-8.
  • Colombo-Benkmann M, Buse B, Stern J, Herfarth C. Indications for and results of surgical therapy for male gynecomastia. Am J Surg 1999;178:60-3.
  • Benito-Ruiz J, Raigosa M, Manzano M, Salvador L. Assessment of a suction-assisted cartilage shaver plus liposuction for the treatment of gynecomastia. Aesthet Surg J 2009;29:302-9.
  • Hammond DC. Surgical correction of gynecomastia. Plast Reconstr Surg 2009;124 1 Suppl: 61e-8e.
  • Bedognetti D, Rubagotti A, Conti G, Francesca F, De Cobelli O, Canclini L, et al. An open, randomised, multicentre, phase 3 trial comparing the efficacy of two tamoxifen schedules in preventing gynaecomastia induced by bicalutamide monotherapy in prostate cancer patients. Eur Urol 2010;57:238-45.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades