Crise hipertensiva: como manejar o edema agudo de pulmão?

O principal sintoma do edema agudo de pulmão é a dispneia por congestão pulmonar. Leia o post completo e saiba como manejar os pacientes!

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Uma hipertensão mal controlada pode acarretar vários problemas para uma pessoa e um deles é o edema agudo de pulmão. Neste post, vamos falar sobre o manejo e como o Whitebook pode te ajudar com os conteúdos relacionados ao tema.

Continue a leitura para saber mais!

O principal sintoma do edema agudo de pulmão hipertensivo é a dispneia por congestão pulmonar. O aumento da pós-carga gera hipertensão capilar pulmonar, causando transudação capilar e acúmulo de líquido nos alvéolos.

Outros sintomas:

  • Piora recente da ortopneia e dispneia paroxística noturna;
  • Dor ou desconforto torácico;
  • Palpitações;
  • Diaforese;
  • Tosse com expectoração rósea.

Identificado o edema agudo de pulmão, o tratamento deve girar em torno da redução da pós-carga com vasodilatadores. A redução do volume circulante com diuréticos também ajuda no tratamento.

Leia também: IM/ACP 2021: como manejar urgências e emergências hipertensivas?

É importante lembrar que o uso da morfina para vasodilatação e tranquilizar o paciente deve ser realizado apenas em quadros selecionados, pois as complicações da droga podem aumentar a mortalidade.

E quais são esses quadros selecionados? Pacientes muito ansiosos, com resposta inicial ruim ao tratamento ou que o quadro emocional seja um fator importante. Porém, isso não é uma regra. A mensagem mais importante é: evite a morfina.

Os conteúdos do aplicativo médico número 1 do Brasil te dão suporte na hora da decisão clínica. Veja, abaixo, alguns disponíveis sobre o tema:

Ouça o nosso podcast: Crise hipertensiva: urgência ou emergência?

E você, já se deparou com um paciente com edema agudo de pulmão hipertensivo? Conte para a gente como foi o manejo na caixa de comentários abaixo.

Coautor: Dr. Gabriel Quintino Lopes, clí­nico médico e cardiologista.

Abraços,

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades