Leia mais:
Leia mais:
CDC reduz marco de desenvolvimento da fala para crianças pequenas
Acordo do Mercosul prevê compartilhamento do atendimento em saúde
Cinco itens que todo médico deveria saber sobre atendimento domiciliar ao idoso
Ser multitarefas não é qualidade para um profissional da saúde; entenda

Como trabalhar a sua linguagem corporal para atender melhor os pacientes

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Saber lidar com tipos diferentes de situações e pacientes é fundamental para um bom atendimento. Ao aliar a linguagem corporal com a expertise do profissional de saúde, é possível promover um atendimento mais humano e eficiente, principalmente em casos de pessoas que passam por tratamentos mais sérios e arriscados.

“A linguagem corporal para qualquer pessoa é uma conexão muito importante. Ela é responsável por transmitir confiabilidade e credibilidade entre o profissional de saúde e o paciente. Lembre-se de que a primeira impressão é muito impactante”, comenta Sonia Garcia, especialista em RH.

linguagem corporal

Como utilizar a linguagem corporal durante o atendimento?

Trabalhar a linguagem corporal significa ter uma atenção maior aos detalhes, como cuidados pessoais, de vestuário, comportamentais – gestos e atitudes –, além da forma como a relação interpessoal se estabelece. O trabalho desses itens de forma consciente pode ajudar a melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes.

Outro fator relevante é a confiança transmitida pelo profissional. Com uma demanda de trabalho cada vez mais intensa e menos tempo entre as consultas, pode ser difícil conseguir dar atenção a todos esses detalhes. Entretanto, de acordo com Vivian Wolff, Coach de Vida e Carreira pelo Integrated Coaching Institute (ICI), estima-se que cerca de 50% da nossa comunicação diária seja não-verbal.

“Quando se trata do processo de construir confiança e harmonia com os pacientes, a linguagem corporal pode desempenhar um papel estratégico em nosso desempenho. Ao incorporar hábitos e rotinas de forma intencional para usar essa ferramenta a seu favor, o profissional da medicina poderá desenvolver relações mais empáticas e proporcionar uma interação mais satisfatória e acolhedora para seus pacientes”, pontua.

Incorpore hábitos na rotina para deixar o seu paciente mais confortável

Para lidar com o paciente da melhor maneira possível, é preciso entender que ele encontra-se em uma condição vulnerável durante uma consulta ou atendimento médico. Em função disso, é importante transmitir o máximo de confiança a essa pessoa e fazer com que ela se sinta à vontade. É importante que o profissional de saúde tenha, antes de tudo, humanidade e empatia em seus atendimentos.

“Profissionalmente, na área de saúde, é primordial deixar assuntos pessoais e preocupações de lado para dedicar-se integralmente ao atendimento. Tanto o paciente quanto seus familiares depositam todas as suas esperanças naquele profissional e, em troca, esperam atenção, respeito, dedicação, humanidade e confiança”, ressalta Garcia.

“O ser humano é um ser sociável por natureza e assim sobrevivemos como espécie. Temos um cérebro feito para a troca, para a leitura das emoções e para o entendimento quase imperceptível dos gestos. Usar isso a nosso favor não somente otimiza e melhora nosso trabalho, como proporciona exercitar o respeito e a atenção ao outro”, conclui Wolff.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.