Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Enfermagem / Como a alimentação influencia na saúde da população brasileira?
prato com legumes e verduras representando associação de alimentação com saúde da população brasileira

Como a alimentação influencia na saúde da população brasileira?

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

Você tem interesse em contribuir para a saúde da população brasileira e participar da maior pesquisa sobre alimentação, saúde e proteção de doenças como o câncer, diabetes, dislipidemia, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e obesidade? Então continue lendo que vou te contar como!

A influência do padrão alimentar sobre o bem-estar, o risco ou proteção contra doenças é um assunto amplamente discutido entre os profissionais da área da saúde, redes sociais, mídia televisiva, impressa e nas rádios. Você já deve ter orientado algum paciente/cliente a ter cautela no consumo de hambúrguer, cachorro-quente dentre outros fast-food, por entender que esses alimentos aumentam o risco de hipertensão arterial e obesidade certo?!

Leia também: Água alterada no Rio de Janeiro: enfermagem no cuidado à saúde

Além dessa recomendação, é muito provável que em algum momento você também tenha orientado a adoção de uma alimentação saudável, como adjuvante na proteção de doenças crônicas, não é mesmo?! Pois é, normalmente, essas orientações são baseadas nas vastas pesquisas científicas que conseguem identificar tais relações e subsidiar nossa assistência.

Entretanto, a relação entre o consumo de fast-food e o maior risco de doenças cardiovasculares, por exemplo, baseia-se principalmente em pesquisas realizadas nos EUA. Assim como pesquisas realizadas em países europeus tem demonstrado uma relação benéfica entre a dieta mediterrânea e a proteção contra doenças cardiovasculares e diabetes. A saber, a dieta mediterrânea tem como principal característica o rico consumo de frutas, vegetais, cereais integrais, oleaginosas e utiliza o azeite de oliva como fonte principal de gordura.

Agora eu te pergunto, você conhece o padrão alimentar da população brasileira nas suas diferentes regiões?
E a relação entre esse padrão e os riscos à saúde e proteção contra as principais doenças crônicas que acometem a população brasileira?

É exatamente isso que o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP) estudará através do estudo NutriNetBrasil, uma pesquisa com o objetivo de identificar os padrões da alimentação de 200 milhões de pessoas nas diferentes regiões do país durante 10 anos. Essa pesquisa está sob a coordenação do Dr. Carlos Augusto Monteiro, Professor Titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP e Coordenador Científico do Nupens/USP.

Mais da autora: Feliz 2020: ano internacional da enfermeira e da parteira

A pesquisa conta ainda com a participação de pesquisadores de várias unidades da USP (Saúde Pública, Medicina, Instituto do Coração – InCor) e de outras importantes universidades e centros acadêmicos brasileiros (Unifesp, UFMG, UFRGS, UFPel), Fiocruz (Rio de Janeiro e Bahia) e Instituto Nacional do Câncer – Inca.

Mas porque durante tanto tempo e com tantas pessoas?

A complexa relação entre hábitos alimentar e influência na saúde só pode ser elucidada através de acompanhamento durante um longo período de tempo e com um grande número de pessoas. Ressalta-se ainda, que nós brasileiros temos hábitos alimentar diversos se compararmos as regiões e entre a população de outros países, por isso, a nossa participação é de suma importante.

Além de ser gratuito, os benefícios são inúmeros, para mim, para você, para a clientela atendida, para nossos familiares e amigos. Se você tem 18 anos ou mais, basta entrar no site e se inscrever.

Eu já me inscrevi e você?

Autor:

Referências bibliográficas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.