Comparação do risco de internação e atendimento de emergência entre as variantes delta e alfa: um estudo de coorte

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Conforme todos temos acompanhado, as variantes do Sars-Cov-2 classificadas como variantes de preocupação global têm surgido de forma progressiva a despeito das campanhas de vacinação em massa realizadas pelo mundo inteiro. Mais recentemente, a chamada variante delta (B.1.617.2) foi detectada pela primeira vez na Inglaterra em março de 2021 e desde então, foi rapidamente assumindo o posto de linhagem predominante, devido à alta transmissibilidade em relação às anteriores

Inicialmente suspeitaram que a variante delta estaria associada com uma forma de doença mais grave do que a variante alfa (B.1.1.7), anteriormente dominante. O objetivo desse estudo foi caracterizar a gravidade da variante delta em comparação com a variante alfa, em relação aos resultados de atendimento hospitalar.

Saiba mais: Editorial: A variante delta e as vacinas para Covid-19

variantes delta e alfa

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Metodologia do estudo sobre as variantes

O estudo foi desenvolvido entre março e maio de 2021, pelo NHS (National Healthcare System) britânico, através da coleta de dados prospectivos em pacientes submetidos às testagens em massa promovidas pelo sistema de saúde britânico.

Resultados

Foram arrolados 43.338 pacientes positivos para a Covid-19 por meio de rt-PCR (8.682 com a variante Delta e 34.656 com a variante alfa), com uma idade média de 31 anos (IQR 17-43). A maioria dos casos foram de pacientes não vacinados (32.078 = 74%) entre os dois grupos e a necessidade de internação ou de avaliação na urgência foram semelhantes entre os vacinados. Desses casos, os seguintes dados foram extraídos:

  • Necessidade de internação em 14 dias 2.3% (196) Delta 2.2% (764) Alfa HR 2.2
  • Necessidade de avaliação na urgência 5.7% (498) Delta 4.2% (1.448) Alfa HR 1.45

Conclusão

Este grande estudo realizado pelo sistema britânico de saúde evidenciou um risco maior de quase duas vezes em relação à internação hospitalar ou de atendimento de urgência nos pacientes com Covid-19 infectados com a variante delta em comparação com a variante alfa. Os resultados apontam que possíveis surtos da variante delta em populações não vacinadas ainda podem gerar uma sobrecarga e pressão nos serviços de saúde maior do que a variante alfa.

Autor:

Referências bibliográficas:

 

 

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar