Complicações microvasculares do diabetes [podcast]

Neste segundo podcast da Série Diabetes – Baseado em Evidências, Hiago Bastos comenta as principais complicações microvasculares da doença.

O diabetes é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo processa a glicose no sangue, seja por deficiência relativa ou absoluta da insulina. Quando não controlado adequadamente, o excesso de glicose pode danificar os vasos sanguíneos menores do corpo de forma lenta e progressiva, levando às complicações microvasculares. Essas complicações podem afetar diferentes partes do corpo, sobretudo os olhos, os rins e os nervos.

De acordo com a última diretriz publicada em 2021 pela Sociedade Brasileira de Diabetes e revisada em 2023, a melhor forma de manejar as complicações microvasculares do diabetes é prevenindo, através da
mudança de hábitos de vida e alimentares, bem como garantindo um controle adequado da glicemia sérica e promovendo avaliações seriadas de rotina.

Neste segundo episódio em podcast da série Diabetes – Baseado em Evidências, em formato podcast, o médico intensivista e conteudista do Portal PEBMED Hiago Bastos fala sobre a importância de prevenir e tratar precocemente as complicações microvasculares do diabetes e a frequência de rastreio e acompanhamento dos pacientes.

Escute agora!

Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!

complicacoes-microvasculares

Diabetes – Baseado em evidências

A nova série Diabetes – Baseado em evidências tem por objetivo realizar uma ampla revisão baseada nas mais recentes evidências para atualizar os médicos sobre diferentes aspectos da diabetes. Essa doença, que é um dos maiores problemas de saúde mundial, apresenta impactos em todos os sistemas do organismo, por isso conhecê-la a fundo permitirá que o médico aperfeiçoe seu atendimento e tenha um melhor resultado terapêutico. Não deixe de conferir os próximos episódios!

Veja também:

Tópicos abordados no episódio:

  • O que temos de mais novo no tratamento e no diagnóstico do diabetes
  • Retinopatia diabética
  • Nefropatia diabética
  • Neuropatia periférica diabética
  • Frequência de rastreio e acompanhamento dos pacientes

Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Feldman EL, Callaghan BC, Pop-Busui R, Zochodne DW, Wright DE, Bennett DL, et al. Diabetic neuropathy. Nat Rev Dis Primers. 2019;5(1):1-18.
  • Kidney Disease: Improving Global Outcomes (KDIGO) Diabetes Work Group. KDIGO 2022 Clinical Practice Guideline for Diabetes Management in Chronic Kidney Disease. Kidney Int. 2022  Nov;102(5S):S1-S127. DOI: 10.1016/j.kint.2022.06.008. PMID: 36272764.
  • Pititto B, Dias M, Moura F, Lamounier R, Calliari S, Bertoluci M. Metas no tratamento do diabetes. Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes (2022). DOI: 10.29327/557753.2022-3, ISBN: 978-65-5941-622-6.
  • Rolim L, Thyssen P, Flumignan R, andrade D, Dib S, Bertoluci M. Diagnóstico e tratamento da neuropatia periférica diabética. Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes (2022). DOI: 10.29327/557753.2022-14, ISBN: 978-65-5941-622-6.